Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (sem sono!) – A história espetacular da Penitenciária de São Paulo, inaugurada em 1920, merece ser lida e vista no “São Paulo Antiga”. As fotos que o Douglas Nascimento conseguiu mostram um modelo exemplar de presídio, que recebia visitas até de autoridades do exterior que queriam entender como o sistema prisional paulista conseguia manter os […]

SÃO PAULO (sem sono!) – A história espetacular da Penitenciária de São Paulo, inaugurada em 1920, merece ser lida e vista no “São Paulo Antiga”. As fotos que o Douglas Nascimento conseguiu mostram um modelo exemplar de presídio, que recebia visitas até de autoridades do exterior que queriam entender como o sistema prisional paulista conseguia manter os detentos em atividade e recuperá-los para a vida em sociedade.

Olhando essas imagens, e lendo o texto do Douglas, é difícil de compreender como o Brasil regrediu tanto em menos de 100 anos. Mal dá para acreditar que este presídio ficava aqui, na zona norte da cidade.

Hoje, o sistema carcerário brasileiro é, para dizer o mínimo, medieval. Incrível nossa capacidade de piorar com o tempo.