Blog do Flavio Gomes
F-1

IMAGENS DO JAPÃO (2)

SÃO PAULO (inexplicável) – OK. Quando é de manhã, a Globo acha melhor passar desenho animado nos primeiros 40 minutos das classificações da F-1 e mostrar apenas o Q3. Não tenho nada com isso. Diz que dá mais audiência. Acho ridículo, a diferença não deve ser tão grande. Para a criançada, 40 minutos a menos de He-Man […]

imagensdojapao2SÃO PAULO (inexplicável) – OK. Quando é de manhã, a Globo acha melhor passar desenho animado nos primeiros 40 minutos das classificações da F-1 e mostrar apenas o Q3. Não tenho nada com isso. Diz que dá mais audiência.

Acho ridículo, a diferença não deve ser tão grande. Para a criançada, 40 minutos a menos de He-Man (é isso que passa?) ou Xuxa (existe, ainda?) nas manhãs de sábado também não iriam matar ninguém. E 40 minutos a menos de carro de F-1 andando, para quem ama a F-1, fazem uma enorme diferença.

“Ah, mas passa na SporTV.” OK, passa. Acredito que a maioria dos que amam a F-1 têm assinatura de canais a cabo. Mas há os que não têm. E o contrato da Globo com a FOM é de TV aberta, não fechada. E a Globo não está cumprindo seu contrato.

Claro que a FOM sabe, Bernie sabe, claro que isso foi autorizado, mas a verdade é que o contrato previa classificação e corrida ao vivo em TV aberta. E a Globo, obviamente, usou seus argumentos para cortar Q1 e Q2 de sua grade em troca de desenhos animados dos Flintstones (passa, ainda?). Não está fazendo nada escondido. Mas que o contrato era outro, era.

Muito bem. Já discutimos isso aqui. O caminho da F-1 é o cabo, e isso já acontece em muitos países. Aqui, no entanto, ainda não é assim. Portanto, acho que a emissora poderia respeitar seu público. Já que não quer perder a criançada nas manhãs de sábado, ao menos nas corridas de madrugada. Daqui a pouco, a partir das 2h, tem a definição do grid em Suzuka. E a moça bonita do “Jornal Nacional” acaba de informar que “o treino começa às 2h40”.

É mentira, moça bonita. Começa às 2h. A Globo é que vai mostrar a partir das 2h40. Altíssima madrugada. Se passasse o treino inteiro, qual seria o prejuízo? O que está programado para esse horário? Será que não poderiam adaptar a grade para terminar o que vai estar no ar, provavelmente um filme velho, às 2h?

Não tenho nada com a programação da Globo, não trabalho lá, não pagam minhas contas, que façam o que bem entenderem. Mas tenho, temos, o direito de achar isso um desrespeito inaceitável.

Como se diz por aí, #prontofalei.

Em tempo: a (eles gostam de dizer “o”) SporTV passa a classificação na íntegra a partir das 2h.