Blog do Flavio Gomes
F-1

IMAGENS DO JAPÃO (3)

SÃO PAULO (tudo nos conformes) – Rosberguinho e Comandante Amilton ficaram se revezando na ponta da tabela em todos os treinos em Suzuka. E nesse vaivém, acabou ficando com o alemão a pole. Como se suspeitava, com uma luneta de distância para o terceiro colocado. O GP Mercedes começou melhor para Nico. O GP dos […]

imagensdojapano3SÃO PAULO (tudo nos conformes) – Rosberguinho e Comandante Amilton ficaram se revezando na ponta da tabela em todos os treinos em Suzuka. E nesse vaivém, acabou ficando com o alemão a pole. Como se suspeitava, com uma luneta de distância para o terceiro colocado. O GP Mercedes começou melhor para Nico. O GP dos Outros terá a Williams na “primeira fila”.

A luneta de 0s622 foi colocada em Sapattos, o terceirão do dia. Terá Massacrado ao seu lado no grid, em quarto. O primeiro não-Mercedes da grelha é Alonso, El Fodón de La Quinta Posición. Seguem, fechando o top 10, Ricardão, Magnólia, Bonitton, Tião Alemão e Kimi Dera Vettel Me Vetasse Para Eu Sumir Daqui.

Como vocês notaram, comecei do fim, já dando o resultado do Q3. Que foi o de praxe. Nico virou 1min32s629 na sua primeira tentativa, Hamilton ficou 0s317 atrás. Na segunda, o platinado cravou 1min32s506 e Lewis passou 0s197 menos rápido. Foi o suficiente para Rosberg comemorar sua oitava pole no ano e 12ª na carreira. A Mercedes, por sua vez, larga com os dois na primeira fila pela oitava vez na temporada.

A classificação japonesa foi meio sem graça, sem surpresas, sem shoyu. No Q1, como vem acontecendo ao longo do ano, o revezamento de nanicas entre Lotus e Sauber resultou nos pilotos da primeira sendo degolados. Maldanado, Grojã, Sonyericsson, Branquinho, Koba-Mito e Chalton foram os eliminados, sem que drama nenhum afligisse alguém. Lá na frente, Hamilton em primeiro, Rosberg a 0s060.

O Q2 transcorreu sem maiores novidades, igualmente. OK que a três minutos do fim a dupla rubrotaurina estava fora da brincadeira. Mas isso é mais do que corriqueiro, deixar tudo para a última hora. A dois minutos do final todos foram para a pista, exceto os dois da Mercedes. Desta vez, foi Nico o mais rápido, 0s032 à frente de Hamilton. Um equilíbrio notável. No frigir dos ovos, as duplas das cinco maiores equipes se classificaram para o Q3. Rodaram, pela ordem, Verme, Maria do Bairro, K-Vyado, Hulk, Fútil e Gutierros

E o resto vocês já sabem.

O dia foi de sol com nuvens, na espera do tufão que deve passar amanhã por perto do autódromo. Que passe, mesmo, para oferecer algum componente de surpresa para esta prova — que se ocorrer no seco termina para a Mercedes uns 15 minutos antes que para os demais. Mas deve pintar um rabicho de tufão para molhar tudo, o que será legal.

Rosberguinho nunca fez um pódio em Suzuka. Vai atrás da vitória para virar o jogo novamente, já que está três pontos atrás de Hamilton. A disputa pelo título ficou um pouco em segundo plano neste fim de semana, tamanhas as notícias envolvendo o mercado de pilotos. Mas quando as luzes vermelhas se apagarem, é na pista que a gente vai se concentrar.

E depois falamos de Alonso na McLaren, Vettel na Ferrari, Vergne na Force India, Button no INSS, Hülkenberg na Porsche no WEC. São as últimas não confirmadas, mas já sabidas.