Blog do Flavio Gomes
Antigos em geral

RETOUR À LA VIE

SÃO PAULO (bienvenue) – Impossível não se emocionar com a história deste Deuche contada na página de nossos amigos no Facebook, a 2CV Brasil. Aí está: depois de uns 30 anos entocado numa garagem de São Paulo, o 2CV AZAM 1967 que pertenceu ao Dieckmann, no Rio de Janeiro da década de 70, volta à […]

dochitti

SÃO PAULO (bienvenue) – Impossível não se emocionar com a história deste Deuche contada na página de nossos amigos no Facebook, a 2CV Brasil.

Aí está: depois de uns 30 anos entocado numa garagem de São Paulo, o 2CV AZAM 1967 que pertenceu ao Dieckmann, no Rio de Janeiro da década de 70, volta à luz pelas mãos do Eugenio, seu novo proprietário.

A restauração dará um certo trabalho, mas o carrinho parece uma cápsula do tempo. É um Deuche histórico: francês, foi importado zero-quilômetro pela Automóveis Citroën Ltda., emprestado por uns meses à Fábrica Nacional de Motores (que estudava produzir o 2CV em Xerém) e devolvido à loja da Rua Bambina.

Depois, o carro ficou uns anos com o Monsieur Petet, gerente de oficina da Automóveis Citroën Ltda., até ser vendido para o Dieckmann em 1971. Já cruzou o Rio Amazonas em balsa, nos anos 70, indo e voltando de Manaus… Estava “desaparecido” há décadas e muita gente queria saber de seu paradeiro. Agora retornará às ruas em ótimas mãos.

Vários episódios da saga desta Citronave já foram contados aqui na página. Incrível vê-lo assim!

Juro que não sei se eu restauraria um carro assim. Talvez o deixasse com as marcas de sua vida, de sua história, do tempo que já viveu. Faria andar, claro. Mas pensaria muito bem antes de mexer no resto. O Eugenio, no entanto, saberá o que fazer. É um cara de critério, bom senso e paixão.

Aliás, tem coisa naquele quintal que mais dia, menos dia, vai acabar na minha garagem…