Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (mais um tesouro) – Ainda bem que existe o Douglas Nascimento do “São Paulo Antiga”, é o que sempre digo. Vejam que acervo impressionante de fotos dos anos 70 que ele arrumou. São de um americano, Roger Wollstadt. que com seu olhar gringo clicou o Brasil quando esteve por aqui há cerca de […]

SÃO PAULO (mais um tesouro) – Ainda bem que existe o Douglas Nascimento do “São Paulo Antiga”, é o que sempre digo. Vejam que acervo impressionante de fotos dos anos 70 que ele arrumou. São de um americano, Roger Wollstadt. que com seu olhar gringo clicou o Brasil quando esteve por aqui há cerca de 40 anos. Fotos como esta do Shopping Iguatemi, de 1971, em seus primeiros anos de vida — a inauguração aconteceu em 1966. Os carros! Vejam os carros!

O acervo de Roger está aqui, para quem já ficou babando com as primeiras fotos. Ele trabalhava na Caterpillar e veio ao Brasil a trabalho. As legendas são muito precisas. E as imagens são de chorar. Numa delas, que mostra o espigão da Paulista a partir da janela do velho Hotel Ca’d’Oro (que foi demolido outro dia), aparece o famoso relógio do Conjunto Nacional. Na época, a publicidade era da Willys… Depois, por décadas, foi o Itaú que assinou o digital, que nos mostrava hora e temperatura o tempo todo, e nele confiávamos cegamente. Hoje, o relógio é meio errático. A Lei Cidade Limpa obrigou o Itaú a tirar sua marca de lá, e a manutenção ficou meio prejudicada. Uma idiotice completa — não a lei, mas o fato de ela não prever exceções óbvias como esse relógio.

Enfim, viajem pelas fotos do Brasil setentista. Bate uma saudade danada de um monte de coisa. De outras, as que não aparecem nestas imagens, nenhuma.