MENU

Monday, 10 de November de 2014 - 17:02Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (mais um tesouro) – Ainda bem que existe o Douglas Nascimento do “São Paulo Antiga”, é o que sempre digo. Vejam que acervo impressionante de fotos dos anos 70 que ele arrumou. São de um americano, Roger Wollstadt. que com seu olhar gringo clicou o Brasil quando esteve por aqui há cerca de 40 anos. Fotos como esta do Shopping Iguatemi, de 1971, em seus primeiros anos de vida — a inauguração aconteceu em 1966. Os carros! Vejam os carros!

O acervo de Roger está aqui, para quem já ficou babando com as primeiras fotos. Ele trabalhava na Caterpillar e veio ao Brasil a trabalho. As legendas são muito precisas. E as imagens são de chorar. Numa delas, que mostra o espigão da Paulista a partir da janela do velho Hotel Ca’d’Oro (que foi demolido outro dia), aparece o famoso relógio do Conjunto Nacional. Na época, a publicidade era da Willys… Depois, por décadas, foi o Itaú que assinou o digital, que nos mostrava hora e temperatura o tempo todo, e nele confiávamos cegamente. Hoje, o relógio é meio errático. A Lei Cidade Limpa obrigou o Itaú a tirar sua marca de lá, e a manutenção ficou meio prejudicada. Uma idiotice completa — não a lei, mas o fato de ela não prever exceções óbvias como esse relógio.

Enfim, viajem pelas fotos do Brasil setentista. Bate uma saudade danada de um monte de coisa. De outras, as que não aparecem nestas imagens, nenhuma.

01shoppingiguatemix

19 comentários

  1. Claudio Bassi Elias says:

    Na foto da Ilha de Paquetá aparece um barco escrito “Bateau Mouche”. Será que é aquele do naufrágio?

  2. Luis Pereira says:

    Melhor da época… Você andava a Faria Lima quase toda sem semáforos… Ninguém vai entender mas rachas eram uma atração, você paquerava, conhecia gente e fazia amigos… Estacionava em qualquer lugar… como disse o Flavio saudades das coisas boas dessa época…

  3. Paulo F. says:

    Imagem que faz parte da minha memória afetiva!

  4. Não pude deixar de notar uma coisa: não aparece um único carro preto nessa foto. O mundo era mesmo um lugar mais colorido…

  5. Christian - Do Niva says:

    E a Veraneio saindo do estacionamento…

  6. Luiz says:

    FG Bom dia,
    Bons tepos, sem engarrafamento , sem medo de ser assltado e ser atropelado por carro ou moto…..alguem será que tem foto atual tirada do mesmo angulo para comparar?

    Luiz

  7. João pedro says:

    Sei que não tem muito a ver., mas veja o que esses caras fazem com o piano….
    http://thepianoguys.com/portfolio/one-direction-what-makes-you-beautiful/

  8. Zéduardo says:

    Esta foto foi tirada na porta do Rick Store uma lonchonete famosa na época e ponto de encontro de muitos pilotos e da galera dos rachas noturnos

  9. Fernando Monteiro says:

    Nossa. que beleza. Rio de Janeiro anos 70, incomparável. Tudo bem cuidado. Saudades do pier de Ipanema. O prédio da Varig no Santos Dumont era emblemático. São Paulo com uma áurea de tranquilidade. Eu detestava a ditadura, mas para aquelas pessoas quem não ligavam para política, deu para passar muito bem pelos anos 70. Uma coisa não dá para se negar, o país hoje está uma bagunça, todo mundo faz o que bem entende, a desordem é total. Mas, ainda assim, uma democracia corrupta é melhor que um regime autoritário corrupto…

  10. Marcos Guma says:

    Só para constar. Onde era a Caterpillar, hoje é o Shopping SPMarket, na Marginal Pinheiros.

  11. ney prates says:

    Pô, Flávio, foi até sacanagem com Sampa, as fotos do Rio estarem juntas; É uma diferença incrível de visual: Prédios, casas, carros, contra mulheres de biquini, praias, e as belezas incomparáveis do Rio.

  12. Tadeu Azoni says:

    Não é novidade, já tinha saído meses antes em outro site. Pelo jeito o Douglas só copiou.

    http://quandoacidade.wordpress.com/2014/07/24/shopping-sp-market/

  13. perna quebrada says:

    A foto do Morumbi com arquibancadas de cimento é a melhor. Na época em que cabiam 150.000 pessoas.
    Já pulei muito ali.

  14. pedro henrique says:

    Será que esse Bateau Mouche é o que afundou em 88?

  15. Fernando Parlangeli says:

    Sensacional…….como sou apaixonado por Opalas foi esse o destaque na foto que chamou a atenção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *