Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (lindo demais) – O Sergio Matera mandou a foto. “Posto de Serviços Petrobras (Av. Marginal Tietê, Bom Retiro – 1974). Esse é do Vilanova Artigas, talvez o arquiteto paulista mais influente e importante. Fundou A FAUUSP e projetou seu edifício, além do Estádio do Morumbi, Edifício Louveira, Garagem de Barcos Santa Paula em […]

SÃO PAULO (lindo demais) – O Sergio Matera mandou a foto. “Posto de Serviços Petrobras (Av. Marginal Tietê, Bom Retiro – 1974). Esse é do Vilanova Artigas, talvez o arquiteto paulista mais influente e importante. Fundou A FAUUSP e projetou seu edifício, além do Estádio do Morumbi, Edifício Louveira, Garagem de Barcos Santa Paula em Interlagos (abandonada há décadas, só aqui mesmo) e um monte de coisas. Foi cassado e preso pelos militares na década de 70.”

Não tenho lembrança desse posto. Alguém sabe se ele sobreviveu, ou o que existe no lugar? Pelo que entendi, o projeto é de 1974, mas a foto é mais recente, pelos carros absolutamente identificáveis (um Voyage e um Del Rey). Notaram as bombas?

Um lugar desse deveria ter sido tombado. Mas é pura ilusão.