Blog do Flavio Gomes
Cinema

FALTOU QUALIDADE

SÃO PAULO (que rigorosos…) – Para os que não sabem, ou não se lembram, durante a ditadura militar os milicos não só liberavam ou proibiam filmes, músicas e peças de teatro, como se achavam no direito de dizer o que era bom, ou não. Mesmo documentários inofensivos, como a conhecida fita “O Fabuloso Fittipaldi”, tinham de […]

SÃO PAULO (que rigorosos…) – Para os que não sabem, ou não se lembram, durante a ditadura militar os milicos não só liberavam ou proibiam filmes, músicas e peças de teatro, como se achavam no direito de dizer o que era bom, ou não. Mesmo documentários inofensivos, como a conhecida fita “O Fabuloso Fittipaldi”, tinham de passar pelo crivo da censura.

Quando liberados, os filmes eram precedidos de uma espécie de selo da censura, que informava qual a faixa etária que podia ver o que seria exibido logo depois. Isso valia para a TV e para o cinema. “Liberado para maiores de 14 anos”, dizia o locutor. Era uma pequena transgressão, sendo menor de 14 anos, assistir a algo “proibido”. Era meio patético, mas era assim.

E eis que o Dú Cardim descobre a ficha de avaliação do filme sobre o Emerson. A censura liberou, mas avisou: “Somos pela classificação livre, sem a chancela de Boa Qualidade, em virtude da constante propaganda comercial acintosa”.

Isso foi em 1973. E tem gente que acha que eles têm de voltar.