Blog do Flavio Gomes
F-1

TESTEZZZZ (1)

SÃO PAULO (começou) – O que de mais importante deveria acontecer hoje em Abu Dhabi no primeiro dia de testes para 2015 (sim, 2015) era a McLaren andar. Andou pouco. Apenas três voltas, nenhuma cronometrada, com o MP4-29H/1X1, o carro intermediário equipado já com motor Honda — donde o H da sigla; o 1X1 não […]

mclarenhonda2014

SÃO PAULO (começou) – O que de mais importante deveria acontecer hoje em Abu Dhabi no primeiro dia de testes para 2015 (sim, 2015) era a McLaren andar. Andou pouco. Apenas três voltas, nenhuma cronometrada, com o MP4-29H/1X1, o carro intermediário equipado já com motor Honda — donde o H da sigla; o 1X1 não tenho a menor ideia do que quer dizer, e se vocês souberem, me contem.

Stoffel Vandoorne, belga que terminou a GP2 com o vice-campeonato, foi o responsável pelos primeiros metros da nova parceria. Ficou emocionado, o garoto. “Estampar o famoso H da Honda na altura do peito no macacão me deixou muito orgulhoso. Até hoje, McLaren-Honda só existia para mim como um capítulo na história da F-1. Fazer parte dela, agora, é algo muito emocionante.” Sabe das coisas, o moleque.

O carro teve todos os problemas possíveis, o que é mais do que normal. “Fazer funcionar um carro nesta F-1 de hoje é algo muito complicado”, disse Eric Boullier, chefe do time. Agora, cada passo terá de ser dado com todo cuidado pelo pessoal da McLaren junto com a turma da Honda. O importante é chegar a Jerez, nos primeiros testes de pré-temporada já com carros novos, com tudo funcionando.

É o que Alonso espera.

Vandoorne curtiu o ronco do motor. Outro dia, aqui, mostramos um vídeo com o primeiro teste (que foi muito curtinho) em Silverstone, na verdade uma mera verificação de sistemas. Nos pareceu diferente. “O som é absolutamente fantástico. As pessoas dizem que quando o ronco de um motor é legal, significa que ele tem muita potência. Vamos esperar que seja o caso.” Gostei desse menino, fala bem. Aliás, McLaren e Honda são o tema do “Bom Dia, GP!” de hoje.

Sapattos foi o mais rápido do dia, e todos usaram pneus-protótipos médios e macios para o ano que vem. O pobre do Rosberguinho, coitado, teve de ficar nas arábias para testar, e mesmo numa ressaca brava deu nada menos que 114 voltas, enquanto Hamilton seguia para Londres para cair nos braços do povo. Nico encheu a cara na festa da Mercedes domingo, enquanto Lewis se embriagou com suco de melancia.

O noticiário dos testes está no Grande Prêmio. É só correr lá para ler tudo. De novidade na pista, o campeão da GP2 Joylon (onde arrumam esses nomes?) Palmer com a Force India, Carlos Sainz Jr com a Red Bull (100 voltas, muito bom) e Marcus Ericsson estreando na Sauber. Além, claro, da presença de Sebastian Vettel nos boxes da Ferrari. Sem uniforme, mas já se apresentando ao novo patrão. A Red Bull não deixou que ele participasse dos testes, como se sabe. Aqui tem uma vasta galeria de fotos com detalhes do primeiro dia de trabalho de Tião Alemão com a turma de Maranello.