SÃO PAULO (por favor!) – Foi em março que falamos aqui pela primeira vez da Old Stock Race, categoria que seria criada para colocar na pista de novo os Opalas da origem da Stock. Festejamos a ideia e ficamos todos ansiosos.
Bem, parece que a coisa andou, felizmente, e na quinta-feira vai ser realizado o lançamento oficial do campeonato. Reproduzo parte do release que recebi:
Na próxima quinta-feira (6), será realizado o lançamento oficial da Old Stock Race, categoria que trará a emoção de volta ao automobilismo brasileiro, com os famosos Opalões dos anos 70 e nomes como Paulo Gomes, primeiro campeão brasileiro da Stock Car (1979). O evento ocorrerá no Hotel Transamérica, zona sul de São Paulo, a partir das 19h30, com a presença de Emerson e Wilson Fittipaldi, Raul Boesel, Ingo Hoffmann, Bird Clemente e Chico Lameirão, entre outros ícones do esporte.
A nova categoria terá disputa nacional, com oito etapas, nas cidades de São Paulo (quatro), Goiânia, Curitiba, Cascavel e Porto Alegre (Tarumã). Serão duas baterias de 20 minutos por prova. O fechamento do calendário, que deverá ser divulgado até o final do ano, está na dependência da data de liberação do autódromo de Interlagos, que estará fechado até maio de 2015.
A produção dos carros, por sua vez, segue acelerada. Participarão Opalas com duas portas fabricados entre 1975 e 1979. Vinte exemplares estão sendo preparados e um deles é o de Paulo Gomes, que protagonizou “pegas” memoráveis na Stock Car e volta a competir depois de 10 anos longe das pistas. Além dele, nomes como Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Chico Serra poderão participar, entre outros.
No comando da Old Stock Race estão Jorge Lemonias, o Gregão”, campeão da Stock Car Light em 1979 que estará de volta às pistas, Paulo Gomes e o ex-piloto e designer Paulo Soláriz, que cresceu nas pistas (ele também irá competir) e desde 2010 realiza a Velocult, exposição itinerante que promove o resgate e a preservação da história do automobilismo brasileiro.
Os carros, segundo as informações divulgadas, vão usar motores originais de seis cilindros com 290 hp de potência, além de freio a disco nas quatro rodas. Espero do fundo do coração que dê muito certo. O carro da foto é o de Soláriz, que também desenhou e confeccionou os troféus do GP do Brasil de F-1.
Faço apenas uma pequena ressalva ao texto acima: a expressão “poderão participar” associada aos nomes de Wilsinho, Ingo e Chico. Vão por mim, meninos: somente mencionem pilotos famosos quando eles estiverem confirmados. A GT3, anos atrás, propagandeou que Piquet disputaria o campeonato. Ele nem chegou perto disso, e é claro que pegou muito mal.
Que os organizadores se empenhem em conseguir um bom grid. Depois, que façam as corridas. E que elas sejam espetaculares, como eram nos anos 70.