VENHAM, OPALÕES!

oldstock79

SÃO PAULO(por favor!)Foi em março que falamos aqui pela primeira vez da Old Stock Race, categoria que seria criada para colocar na pista de novo os Opalas da origem da Stock. Festejamos a ideia e ficamos todos ansiosos.

Bem, parece que a coisa andou, felizmente, e na quinta-feira vai ser realizado o lançamento oficial do campeonato. Reproduzo parte do release que recebi:

Na próxima quinta-feira (6), será realizado o lançamento oficial da Old Stock Race, categoria que trará a emoção de volta ao automobilismo brasileiro, com os famosos Opalões dos anos 70 e nomes como Paulo Gomes, primeiro campeão brasileiro da Stock Car (1979). O evento ocorrerá no Hotel Transamérica, zona sul de São Paulo, a partir das 19h30, com a presença de Emerson e Wilson Fittipaldi, Raul Boesel, Ingo Hoffmann, Bird Clemente e Chico Lameirão, entre outros ícones do esporte.

A nova categoria terá disputa nacional, com oito etapas, nas cidades de São Paulo (quatro), Goiânia, Curitiba, Cascavel e Porto Alegre (Tarumã). Serão duas baterias de 20 minutos por prova. O fechamento do calendário, que deverá ser divulgado até o final do ano, está na dependência da data de liberação do autódromo de Interlagos, que estará fechado até maio de 2015.

A produção dos carros, por sua vez, segue acelerada. Participarão Opalas com duas portas fabricados entre 1975 e 1979. Vinte exemplares estão sendo preparados e um deles é o de Paulo Gomes, que protagonizou “pegas” memoráveis na Stock Car e volta a competir depois de 10 anos longe das pistas. Além dele, nomes como Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Chico Serra poderão participar, entre outros.

No comando da Old Stock Race estão Jorge Lemonias, o Gregão”, campeão da Stock Car Light em 1979 que estará de volta às pistas, Paulo Gomes e o ex-piloto e designer Paulo Soláriz, que cresceu nas pistas (ele também irá competir) e desde 2010 realiza a Velocult, exposição itinerante que promove o resgate e a preservação da história do automobilismo brasileiro.

Os carros, segundo as informações divulgadas, vão usar motores originais de seis cilindros com 290 hp de potência, além de freio a disco nas quatro rodas. Espero do fundo do coração que dê muito certo. O carro da foto é o de Soláriz, que também desenhou e confeccionou os troféus do GP do Brasil de F-1.

Faço apenas uma pequena ressalva ao texto acima: a expressão “poderão participar” associada aos nomes de Wilsinho, Ingo e Chico. Vão por mim, meninos: somente mencionem pilotos famosos quando eles estiverem confirmados. A GT3, anos atrás, propagandeou que Piquet disputaria o campeonato. Ele nem chegou perto disso, e é claro que pegou muito mal.

Que os organizadores se empenhem em conseguir um bom grid. Depois, que façam as corridas. E que elas sejam espetaculares, como eram nos anos 70.

Comentários