Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

(OUTRA) DICA DO DIA

SÃO PAULO (da força da grana) – Esta aqui veio de um blogueiro via comentários, mas infelizmente não anotei o nome. De qualquer forma vale muito ver a série de fotos de São Paulo feitas pela “Life” em 1947. Tenho a impressão de que já mostrei alguma coisa aqui, mas se for repeteco não tem […]

SÃO PAULO (da força da grana) – Esta aqui veio de um blogueiro via comentários, mas infelizmente não anotei o nome. De qualquer forma vale muito ver a série de fotos de São Paulo feitas pela “Life” em 1947. Tenho a impressão de que já mostrei alguma coisa aqui, mas se for repeteco não tem problema nenhum. Estão aqui, em tamanho gigante.

Selecionei uma que mostra por que São Paulo é uma cidade tão estropiada. Desde o final do século 19 que pobres almas resolveram “endireitar” o Tietê em sua passagem pela metrópole. Mas foi só nas primeiras décadas do século 20 que as obras começaram a estragar a cidade. Vejam como era, com uma enorme várzea nas margens do rio, que obviamente não nasceu em linha reta. Quando fizeram a cagada monstruosa de “retificar” o leito, é claro que a agressão à natureza só podia dar no que deu. Quando chove demais, para onde vai a água? Antigamente, para a várzea. Hoje, inunda as marginais.

A seta amarela indica a Ponte das Bandeiras, com as duas torres de cronometragem para competições de remo que aconteciam no rio. As linhas azuis, de minha autoria (sou muito bom em artes gráficas), mostram o traçado atual. No círculo vermelho, acho que é onde fica hoje o Canindé.

Não tinha como dar certo.

ATUALIZANDO… 

Um blogueiro chamou a atenção e acho que tem razão. O campinho no círculo parece mais o do CMTC Clube, na avenida Cruzeiro do Sul, onde acontecia o Desafio ao Galo. Acho que o Canindé está fora da foto.