A ideia não é pouco ambiciosa: replicar experiências europeias que acabaram levando pilotos do kart à F-1. E outros, eventualmente, à própria Stock. Os escolhidos pela Shell são os kartistas Gianluca Petecof, 12, e Yurik Carvalho, 13; Pedro Cardoso, na F-3; Dennis Dirani, no Brasileiro de Turismo; e Valdeno Brito e Ricardo Zonta, na Stock.
Mas tem mais. A Shell vai patrocinar o SKB Shell V-Power, um dos principais campeonatos de kart do Brasil, que começa sábado em Aldeia da Serra e terá seis etapas nesta temporada. “Sabemos que o esporte a motor passa por uma fase de dificuldade de apoio na base e a Raízen quer dar suporte e patrocínio aos jovens talentos em um momento crucial para a carreira de um piloto. É um formato inédito no Brasil, com base no que vemos na Europa e Estados Unidos”, disse Vicente Sfeir, gerente de patrocínios e “motorsport” da Raízen. Segundo ele, “o objetivo é selecionar os pilotos por meio de seletivas em competições oficiais da CBA, como o Brasileiro de Kart, e auxiliar na transição da carreira para os passos seguintes no automobilismo”.
Acho bem legal. Muita gente está chegando às categorias de ponta a partir desses programas que pegam os moleques praticamente de fraldas. Vamos acompanhar atentamente. Já que os dirigentes do automobilismo nacional não fazem nada, o negócio é torcer para que iniciativas como essa se multipliquem.