Blog do Flavio Gomes
Turismo

SEMPRE ALERTA

SÃO PAULO (que história…) – E eu achando que ir de Kombi para o Uruguai foi uma façanha… Bem, o Juca Vasconcelos mandou o relato. Que me fez morrer de inveja, e também me fez começar a pensar seriamente em algo parecido — toda hora penso nisso, uma hora faço. Em 1955, três escoteiros de […]

SÃO PAULO (que história…) – E eu achando que ir de Kombi para o Uruguai foi uma façanha…

Bem, o Juca Vasconcelos mandou o relato. Que me fez morrer de inveja, e também me fez começar a pensar seriamente em algo parecido — toda hora penso nisso, uma hora faço.

Em 1955, três escoteiros de um grupo brasileiro, Charlie, Hugo e Jan, decidiram ir até o Canadá para uma convenção mundial de escotismo. E foram. De jipe.

A história toda é contada aqui (em inglês) e aqui (em português). Eles pertenciam ao Grupo Carajás, que ainda existe.

Temos escoteiros aqui no blog. Gostaria de ouvi-los. Inclusive para saber se o Jamboree, nome do encontro, ainda é realizado.

Foram 72 mil km por 17 países. E não contentes em ir até o Canadá para o Jamboree, eles seguiram até o Alasca, retornando ao Brasil um ano depois de saírem de São Paulo. Começaram a viagem em 2 de abril de 1955, chegaram a Niagara em agosto, seguiram para o norte gelado da América, viraram o jipe para o sul e encerraram a viagem em 14 de abril de 1956.

Simplesmente sensacional. O texto em inglês, de 2009, informa que apenas Hugo estava vivo na época. Depois de anos tentando achar o jipe (caramba, para onde foi esse carro?), resolveu fazer uma réplica, mas sinceramente não sei se levou a ideia adiante. Se alguém souber, por favor conte.

Foi em 1955. São 60 anos dessa aventura — aí sim, uma aventura. É preciso encontrar esse carro. Alguém deve tê-lo guardado. A Willys? A Agromotor? A Carraço fez a capota de aço, outras empresas apoiaram a jornada. Não é possível que esse jipe tenha sido destruído.