Blog do Flavio Gomes
F-1

OS CAPACETES

SÃO PAULO (sobra tempo) – Parece que a FIA vai proibir os pilotos de mudarem seus capacetes ao longo do ano. Começa com um, acaba com ele. Do ponto de vista pessoal, acho legal. Gosto da identidade que um capacete traz ao seu dono e curto a possibilidade de reconhecer um piloto a distância pelo […]

barbazza_1993_gara

SÃO PAULO (sobra tempo) – Parece que a FIA vai proibir os pilotos de mudarem seus capacetes ao longo do ano. Começa com um, acaba com ele.

Do ponto de vista pessoal, acho legal. Gosto da identidade que um capacete traz ao seu dono e curto a possibilidade de reconhecer um piloto a distância pelo seu capacete. Como esquecer do amarelão do Senna, do vermelhão do Schumacher, dos grafismos de Prost e Mansell, da simplicidade de Patrese, da beleza de Piquet?

Por outro lado, é ingerência totalmente indevida dos dirigentes. Imagina se tem cabimento impor isso aos pilotos… Não faz o menor sentido. Se o cara quer ter uma marca registrada, o capacete de sempre, OK. Se não quer, se gosta de variar, se prefere um diferente por corrida, problema dele.

Mais uma babaquice prestes a ser perpetrada.

Aproveitando, qual o capacete mais legal da história da F-1 para vocês? Aqui tem uma galeria com alguns esquisitos. Façam suas listas. Sei lá, dos dez mais. A minha, sem ordem: Damon Hill, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Jackie Stewart, Fabrizio Barbazza (na foto, em 1993), Jenson Button (da Brawn, amarelo), François Cevert, James Hunt e Mario Andretti.