Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (tem jeito, ainda) – Simpaticíssimo e-mail enviado pelo João Vitor Stuchi Mendes, que reproduzo para os amantes das aves: Olá grande Flavio. Já um tempo que não te mando nada. Então lá vai. Este Lockheed da foto, um T33, nosso primeiro caça a jato, estava esquecido nos fundos do museu da TAM em […]

IMG_20150308_165325898

SÃO PAULO (tem jeito, ainda) – Simpaticíssimo e-mail enviado pelo João Vitor Stuchi Mendes, que reproduzo para os amantes das aves:

Olá grande Flavio. Já um tempo que não te mando nada. Então lá vai.

Este Lockheed da foto, um T33, nosso primeiro caça a jato, estava esquecido nos fundos do museu da TAM em São Carlos (existe um outro modelo exposto lá dentro, impecável; penso que, talvez, este segundo avião poderia ser um doador de peças, em caso de necessidade). Estive ontem no aeroclube de Catanduva, já tinha passado em frente e visto o caça em excelente estado, e ontem me atrevi a entrar. Fui muito bem recebido pela turma de lá, contaram histórias e mais histórias sobre homens ilustres que por lá passaram, como o Comandante Rolim e a família Dumont que, segundo eles, possuía terras na região.

Depois de olhar muitas fotos antigas foi a vez de nos mostrarem o mural com as fotos da restauração do T33. Este avião chegou em 2012 totalmente desmontado e em péssimo estado no aeroclube, vindo direto de São Carlos em uma operação (fotografada também) que envolveu até mesmo o fechamento da rodovia. Ele foi desmontado, catalogado, reformado, restaurado e colocado em exposição lá mesmo ao lado da cabeceira da pista em estado de novo! Isso tudo foi feito ali mesmo nos hangares com pouca estrutura e com um custo baixo. Mas o talento e a vontade sobressaíram.

Se você estiver por estes lados, não deixe de ir até o aeroclube e procurar o simpaticíssimo pessoal de lá, vão te contar várias histórias enquanto te oferecem um café e te deixam ouvir a frequência de rádio dos aviões.

Poucos recursos e um trabalho enorme em prol da preservação da nossa memória.

Espero que você goste. Abraços.

O aeroclube fica na Avenida Deputado Orlando Zancaner, S/N – Catanduva – SP

Claro que todos gostamos! O trabalho é excepcional e merece ser divulgado.