Blog do Flavio Gomes
Futebol

RENUNCIA, ILÍDIO

SÃO PAULO (enquanto é tempo) – Presidente Ilídio Lico, O senhor não me conhece, mas sou um torcedor dos mais apaixonados pela Portuguesa. Amanhã, quinta-feira, o Conselho vai decidir se abre um processo de impeachment contra o senhor. O mais provável é que abra. Por isso, presidente, lhe peço, em nome de muitos torcedores da […]

voltaremos

SÃO PAULO (enquanto é tempo) – Presidente Ilídio Lico,

O senhor não me conhece, mas sou um torcedor dos mais apaixonados pela Portuguesa.

Amanhã, quinta-feira, o Conselho vai decidir se abre um processo de impeachment contra o senhor. O mais provável é que abra.

Por isso, presidente, lhe peço, em nome de muitos torcedores da Lusa: renuncie.

Renuncie, porque infelizmente sua gestão não deu certo. E há muitos elementos que justificam seu impedimento.

O senhor não soube investigar o caso Héverton. O senhor rebaixou nosso time à Série C. Não jogamos no Canindé há meses e nenhuma explicação nos é dada. Os pagamentos à advogada cessaram de uma hora para outra e nosso estádio pode ser penhorado. Nossos funcionários não recebem salários. O clube está às traças. O senhor assinou um contrato com a tal de Capes cujo primeiro cheque foi devolvido por falta de fundos. Nossos jogadores não têm o que comer. No ano passado o senhor contratou 40 jogadores e nenhum prestou. Fizemos a pior campanha de nossa história, uma vergonha atrás da outra. Sem que ninguém soubesse, e por ninguém incluo nós, torcedores, o senhor foi negociar com a Cyrela a venda de nosso clube. O senhor está cercado de oportunistas, de gente que, por alguma razão, parece ter prazer em ver nossa Portuguesa morrer. Livre-se deles, livre-se deste destino inglório.

Tenha um gesto de grandeza, presidente. O senhor tem uma folha de grandes serviços prestados à Lusa. No nosso melhor momento, meados dos anos 90, era o senhor nosso homem forte no futebol. Somos gratos, muito gratos ao senhor. Tivemos grandes alegrias e graças ao seu trabalho tínhamos orgulho de vestir nossa camisa rubro-verde.

Mas o tempo passou e se o senhor não renunciar, seu nome pode entrar para a história como a do presidente que levou a Portuguesa à morte. E jamais o perdoaremos.

A renúncia é o único caminho para que seu sucessor legal tenha paz e tranquilidade para tentar colocar as coisas no lugar. Sua gestão está imobilizada. Não tem condições de fazer mais nada. Novos ares são necessários no Canindé. Pessoas novas, ideias novas, um rompimento definitivo com uma estrutura que, parece evidente, não funciona mais.

Presidente Ilídio, o senhor pode até não acreditar, mas os torcedores da Portuguesa têm um grande carinho e respeito por tudo o que o senhor fez por nosso clube. Mas temos, da mesma forma, muito medo de que se o senhor não renunciar a Lusa entre num caminho sem volta. Um processo de impeachment, neste momento, deixaria o clube ainda mais vulnerável, sabe-se lá por quanto tempo. No modelo de futebol que temos hoje no Brasil, que não é mais o mesmo de 20 anos atrás, nosso tempo está se esgotando.

Estamos morrendo, presidente. Nossa respiração é fraca e ofegante. Seja grande, como sempre foi. Não insista na permanência no cargo, porque não há mais nada a fazer, nada a ganhar. Deixe qualquer traço de vaidade de lado, até porque sabemos que vaidade não faz parte de sua personalidade.

Ficando, presidente, o senhor será o responsável pela nossa morte. Saindo, será o responsável pela possibilidade de ressurreição.

Não mate a Portuguesa, presidente. Sua renúncia será um ato grandioso que a História saberá reconhecer.

Obrigado.