Blog do Flavio Gomes
F-1

IS SAKHIR Ô-Ô (2)

VINHEDO (picanha e fraldinha) – Errei o santo, acertei o milagre. Se bem que, milagre, hoje, seria Rosberg fazer uma pole. A Mercedes ficou em primeiro, claro. Hamilton está numa forma exuberante, daqueles pilotos que dá gosto de ver. E errei também quando falei que Vettel não ia incomodar. Vai. É um piloto muito inteligente […]

&MaxW=640&imageVersion=default&AR-141119495VINHEDO (picanha e fraldinha) – Errei o santo, acertei o milagre. Se bem que, milagre, hoje, seria Rosberg fazer uma pole. A Mercedes ficou em primeiro, claro. Hamilton está numa forma exuberante, daqueles pilotos que dá gosto de ver. E errei também quando falei que Vettel não ia incomodar. Vai. É um piloto muito inteligente e já está claro que a Ferrari de 2015 é gentil com a borracha. Não que a Mercedes não seja. Mas os italianos acertaram a mão no carro. E acertaram a mão ao contratar Tião. É uma nova Ferrari.

Esse incômodo, porém, não deve ser suficiente para desbancar Comandante Amilton. Mas pode ser o bastante para colocar Sebastian num degrau acima do pódio, à frente do passivo Rosberguinho, que está nas cordas, totalmente batido por seu companheiro de equipe.

Só Hamilton fez poles neste ano. A de hoje, conseguiu num Q3 empolgante, uma vez que Ferrari, Williams e até Red Bull ensaiaram, no Q2, alguma coisa diferente.

O treino, no feérico autódromo barenita (não se iludam muito com as luzes coloridas e com os coqueiros e fontes; Manama é uma cidade feia pacas, mas como os caras moram numa ilha que boia sobre petróleo, dá para gastar nessa bobagens), começou com Button quebrando pela terceira vez no fim de semana. Deu pena do inglês, que tem tido dificuldades para tirar o carro dos boxes. Só andou um pouquinho no terceiro treino livre. Larga em último, o que motivou comentário solidário de Alonso. “Tarso tem tido muito azar. Mas isso passa, uma hora a má fase acaba.”

Alonso que, incrivelmente, ficou em nono no Q1, dominado pela Ferrari nos primeiros minutos, mas que terminou com Hamilton na frente. Dançaram Maldanado (o engenheiro se desculpou pelo rádio, “sorry pelo motor”, disse, e Pastor nem respondeu), K-Vyado (“Meu carro está instável, sai de traseira e aponta a frente, está ruim de reta, vou chamar o Putin”), Stevens (“Daqui a pouco viro muçulmano como meu tio”) e Leroy Merhi, dono de loja de jardinagem e material de construção. E Bonitton, claro.

Assim que saiu o resultado, Alonso P9, Nodo Fukai me mandou um SMS a cobrar, sem acentos e cheio dessas palavras abreviadas que as pessoas usam nas comunicações de hoje. “Ferunando mt aregre. Agradeceu equipe e pessoas de Faenza. Grazie amici, faro pero radio ne? Faro obrigado pro pessoaro da Ford ne? E brinco com Xumaquero. Disse que vai ser campeao antes dele”.

No Q2 Hamilton abusou com uma volta em 1min32s669, enfiando uma trolha de 1s2 sobre Rosberguinho. Massa foi bem, P2. E rodaram Maria do Bairro, Felipe II, Sonyericsson, El Fodón de La Depressión e Verstappinho, que tem tido um fim de semana meio teen além da conta.

No Q3, o primeiro tempo foi realizado com pneus gastos. E Hamilton, ainda assim, com 1min33s522, ficou na frente de todo mundo. Foi só aquecimento. Na segunda tentativa de todos, os tempos foram baixando e Lewis, com uma volta próxima da perfeição, fechou o cronômetro com 1min32s571, 0s411 na frente de Vettel, o segundo, e 0s558 diante de Rosberguinho, o terceiro. Na sequência vieram Kimi Dera Eu Tivesse Esse Carro Ano Passado, Sapattos, Massacrado (a 1s173 de Hamilton), Ricardão, Incrível Hulk (muito bem), Sainz Idade (muito bem também) e Grojã.

A corrida é de noite. Hamilton deve vencer se não se deixar levar pela pressão de Vettel. A diferença entre os carros existe, é coisa de 0s2 ou 0s3 por volta. Numa prova de quase duas horas, é só acelerar, não cometer erros, torcer para os pit stops acontecerem dentro da normalidade e juntar mais um troféu. O barato vai ser a briga entre Vettel, Rosberg e Raikkonen. O alemão mercêdico larga encaixotado pelas duas Ferrari. Vai ficar com medinho.