Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (escapei dessa) – Pousar no velho aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, não era exatamente tarefa das mais fáceis. Para ninguém. Para pilotos, que eram obrigados a fazer uma curva maluca para aprumar em baixíssima altitude depois de desviar das montanhas, lambendo prédios e brigando com o vento. Para passageiros, que ficavam […]

SÃO PAULO (escapei dessa) – Pousar no velho aeroporto de Kai Tak, em Hong Kong, não era exatamente tarefa das mais fáceis. Para ninguém. Para pilotos, que eram obrigados a fazer uma curva maluca para aprumar em baixíssima altitude depois de desviar das montanhas, lambendo prédios e brigando com o vento. Para passageiros, que ficavam desesperados cada vez que uma rajada lateral pegava a ave de jeito. E para quem estava em terra, que a cada cinco minutos olhava para o céu e via um avião prestes a cair. Segundo relatos, não aconteceram muitos acidentes nesse aeroporto, desativado em 1998. Rodolfo Picolé mandou o vídeo.

Estive uma vez em Hong Kong, já nem lembro o ano. Mas não pousei nesse aí não, e sim no novo aeroporto construído numa ilha artificial, mais amigável para quem pilota aviões. Achei aquele enclave ultracapitalista em território chinês uma bosta. OK, passei só algumas horas lá, numa daquelas escalas de dez ou 12 horas para seguir, não lembro bem, para o Japão, para a Malásia, ou talvez para a China. Talvez o julgamento seja superficial. Mas a impressão que tive foi que havia um skyline com prédios fabulosos e, duas ruas para trás, edifícios enormes onde milhões de pessoas moram empilhadas em quitinetes indecentes. Se acham que estou exagerando, é só olhar isso aqui.

Fica a pergunta para a blogaiada: alguém já pousou em Kai Tak?