Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

(OUTRA) DICA DO DIA

SÃO PAULO (inacreditável) – A internet enche bem o saco de vez em quando. Mas tem coisas que, não fosse ela, jamais saberíamos. Como, por exemplo, que o dono do autódromo de Donington Park é o maior colecionador de memorabilia nazista do mundo. E ele não tem nada de nazista. A matéria do “The Guardian” é […]

SÃO PAULO (inacreditável) – A internet enche bem o saco de vez em quando. Mas tem coisas que, não fosse ela, jamais saberíamos. Como, por exemplo, que o dono do autódromo de Donington Park é o maior colecionador de memorabilia nazista do mundo. E ele não tem nada de nazista.

A matéria do “The Guardian” é longa e está em inglês — cheguei a ela graças a uma dica do Rodolfo Paleta. Mas revela coisas incríveis. O tanto de objetos que esse cara juntou ao longo dos anos é inacreditável. Tem até a porta da cela em que Hitler ficou preso em Munique quando escreveu “Mein Kampf”.

E é claro que cabe a discussão: essa coleção não pode se transformar em algo laudatório à maior infâmia da humanidade? Por outro lado, o valor histórico desses objetos pode ser ignorado?

Talvez por isso seja uma coleção particular, jamais aberta ao público. Algo que atormenta seu proprietário, inclusive.

Quanto a Donington, lá está o outro museu do nosso amigo britânico. A maior coleção de carros de corrida do mundo. Esta, aberta a visitação. Uma espécie de Meca para quem gosta de automobilismo. É preciso conhecê-lo.