Blog do Flavio Gomes
F-1

O POVO FALA

SÃO PAULO (concordo & discordo) – Lembram daquela pesquisa da GPDA? Pois 217 mil fãs de F-1 no mundo inteiro responderam (muitos daqui deste blog, creio) e fizeram um diagnóstico da categoria. O povo não quer nenhuma grande revolução com coisas como grid invertido, uso de lastro e outras baboseiras que não combinam com a […]

SÃO PAULO (concordo & discordo) – Lembram daquela pesquisa da GPDA? Pois 217 mil fãs de F-1 no mundo inteiro responderam (muitos daqui deste blog, creio) e fizeram um diagnóstico da categoria.

O povo não quer nenhuma grande revolução com coisas como grid invertido, uso de lastro e outras baboseiras que não combinam com a F-1. Por outro lado, gostariam de ver de volta o reabastecimento e a guerra de pneus. Mais competitividade, mais barulho e mais potência também estão entre os desejos mais votados e apoiados.

Estou com o povo, nessa.

Raikkonen, Alonso e Button são os mais populares. Estranhei a ausência de Hamilton nessa lista. Em compensação, algo que sempre intuí se confirmou: a maioria não torce para piloto algum, nem para equipes. Apenas gosta da categoria, e migra sua torcida de GP para GP, de ano para ano. Um dia está do lado da Ferrari, em outro curte uma Williams, num domingo rói as unhas por Hamilton, no seguinte se descabela por Vettel.

Senna, Schumacher e Prost formaram o pódio dos maiores pilotos de todos os tempos. Nenhuma surpresa. A molecada não sabe direito quem foram Fangio, Clark e Stewart, por exemplo. E quando digo “molecada”, já estou falando de quem tem até 30 anos. Ademais, a lista tríplice é boa.

E aí, o que acharam no geral? Deu para perceber que as pessoas estão descontentes — se 89% querem uma F-1 mais competitiva, significa que só 11% acham que está boa, afinal é de competição que se trata.

Espero que os dirigentes olhem com carinho para esses resultados. E comecem a pensar em algo.