Blog do Flavio Gomes
Motoland

MOTOLAND

SÃO PAULO (túnel sem tempo) – OK, a foto é mais ou menos, mas sabem onde está o incomparável Tite Simões nessa moto? Bem em frente ao prédio onde moro! E isso há mais de 40 anos… [bannergoogle] Vamos reeditar esta foto nos dias de hoje? Fica o convite ao Tite. Tenho um Corcel igual […]

SÃO PAULO (túnel sem tempo) – OK, a foto é mais ou menos, mas sabem onde está o incomparável Tite Simões nessa moto? Bem em frente ao prédio onde moro! E isso há mais de 40 anos…

[bannergoogle] Vamos reeditar esta foto nos dias de hoje? Fica o convite ao Tite. Tenho um Corcel igual — vai ver é o mesmo. Pena que a escultura foi retirada do jardim frontal. Onde teria ido parar?

Esses prédios, de uma série chamada Modular, eram feitos pela Formaespaço, que usava técnicas revolucionárias de construção nos anos 60 e 70. O arquiteto responsável pelo projeto dos Modulares foi Abrahão Sanovicz. Até onde eu pude pesquisar, foram feitos sete idênticos. Conheço seis deles. Lembram os prédios da Alemanha Oriental, e por isso sou apaixonado por seu estilo e conceito.

A Formaespaço fez também o conjunto de casas no Jardim Prudência onde morei em 1971 — numa rua que hoje se chamava Bolívia, mas mudou de nome para Luís de França Júnior. Pena que elas foram estragadas pelos moradores ao longo dos anos. Restam pouquíssimas na configuração original. Não encontrei um único texto sobre esse conjunto residencial, nem sobre a história da Formaespaço. Se alguém achar, me mande o link. Nem fotos consegui achar. Eram casas lindas, construídas de duas em duas, e quase não havia ângulos retos entre as paredes internas. Se houvesse alguma preocupação com arquitetura em São Paulo, deveriam ter sido tombadas assim que terminada sua construção.

É curioso, depois de tanto tempo, eu morar num prédio feito pela mesma construtora que ergueu a casa onde vivi 44 anos atrás. Foi um dos critérios de escolha, inclusive — tenho essas maluquices.

Ah, faltou falar da moto… Alguém consegue identificar?