Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (teve piores) – Revendo lances, relendo declarações, reavaliando tudo, no fim das contas o GP da Bélgica, embora de resultado previsível lá na frente, com mais uma dobradinha mercêdica, não foi chato como escrevi ontem. Afinal, se tem Lotus no pódio, é porque foi uma corrida diferente. O estouro do pneu de Vettel, […]

podiogrojabel2015

SÃO PAULO (teve piores) – Revendo lances, relendo declarações, reavaliando tudo, no fim das contas o GP da Bélgica, embora de resultado previsível lá na frente, com mais uma dobradinha mercêdica, não foi chato como escrevi ontem. Afinal, se tem Lotus no pódio, é porque foi uma corrida diferente. O estouro do pneu de Vettel, as ultrapassagens de Verstappinho, os dramas aqui e acolá fizeram dessa corrida uma daquelas que, se não foi inesquecível, também esteve longe de ser uma das piores do ano.

Vamos ao rescaldo.

Button considerou seu GP “embaraçoso”. Perdeu um dos motores elétricos. Já é lento quando tudo funciona. Sem 180 hp de uma das traquitanas da unidade de força, imagina o que vira o carro da McLaren… Jenson quer que a Honda deixe quebrar tudo, mas aposte no desempenho. As coisas andam muito mal com os japoneses.

– O inglês, por sinal, pode estar em sua última temporada na F-1. Consta que a McLaren está não só em crise técnica, como financeira. De fato, faltam patrocínios em seus carros. Nem parece um dos maiores times da categoria. Por isso, a ideia de enxugar custos agrada a seus executivos. Button ganha bem. Corre o risco de ficar desempregado.

– Em compensação, Alonso considerou a prova de ontem a sua melhor em Spa em toda a carreira. Chegou em 13º, posição que ocupou logo no início, depois de largar em último. Parece que, realmente, está meio biruta.

[bannergoogle] – Vijay Mallya, dono da Force India, se encontrou com Alain Prost, embaixador da Renault. E conversaram sobre uma possibilidade de compra do time pela montadora francesa. A Renault parece mesmo muito disposta a ter uma equipe própria de novo. Toro Rosso, Lotus e, agora, Force India na mira. Acho que acaba saindo negócio com a Lotus.

– Essa história de a FIA decidir o que pode e o que não pode ser dito pelo rádio a partir do ano que vem nunca vai dar certo. Agora, novas determinações foram divulgadas. Parece papo de louco. Ou tem rádio, ou não tem. Se há como se comunicar verbalmente com um piloto a partir dos boxes, e isso é permitido, não faz sentido determinar o que pode ou não pode ser dito. E tenho dito!

– O estouro de pneu de Vettel está dando o que falar. A Pirelli ficou puta com os chiliques do alemão, porque há dois anos diz que está tentando convencer a FIA a estipular um limite de uso para seus pneus. “Em novembro de 2013 a Pirelli solicitou que fossem definidas regras para gerenciar o número máximo de voltas que podem ser dadas pelo mesmo jogo de pneus. Este pedido não foi aceito. A proposta apresentava uma distância máxima equivalente a 50% da distância do GP para o pneu Prime e de 30% da distância para o pneu Option. Estas condições, se tivessem sido colocadas em prática hoje em Spa, teriam limitado o número máximo de voltas do composto médio para 22″, disse a empresa em comunicado oficial. Vettel já estava na 28ª volta do pneu quando houve o estouro.

– Mas tem gente que não engole as explicações pirellianas. Rosberguinho também teve problema semelhante nos treinos e reclamou da borracha italiana. A Pirelli, no entanto, atribuiu o furo no pneu da Mercedes do alemão a “fatores externos”. A Ferrari detonou a fornecedora de pneus, dizendo que um engenheiro da empresa acompanha a corrida de dentro dos boxes e não falou nada sobre os riscos da estratégia de uma parada apenas de Vettel. “Ele está aqui para quê, mascar chiclete?”, esbravejou Maurizio Arrivabene.

– Hamilton atingiu uma marca importante ontem: 80 pódios na F-1, igualando Ayrton Senna, seu grande ídolo. Schumacher (155), Prost (106) e Alonso (97) estão à frente de ambos nas estatísticas. O inglês atingiu os 80 troféus com duas corridas a menos que o brasileiro.