Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

A MÔNACO BRASILEIRA

SÃO PAULO (nem acredito) – Talvez o vídeo mais inacreditável dos quase dez anos deste blog. Foi o brother Dudu Monsanto que mandou. São imagens raríssimas de uma corrida de rua em Petrópolis, “a Mônaco brasileira”, o que de mais próximo tivemos, em termo de charme, visual e glamur, de Monte Carlo. Não sei o […]

SÃO PAULO (nem acredito) – Talvez o vídeo mais inacreditável dos quase dez anos deste blog. Foi o brother Dudu Monsanto que mandou. São imagens raríssimas de uma corrida de rua em Petrópolis, “a Mônaco brasileira”, o que de mais próximo tivemos, em termo de charme, visual e glamur, de Monte Carlo.

Não sei o ano. A primeira parte, com imagens excelentes, me parece de alguma prova para estreantes e novatos: um enxame de Fuscas, DKWs, Gordinis e uma ou outra Berlineta. Tudo com para-choque, coisa típica da molecada que pegava carro de rua e punha para andar. Na segunda parte, imagens piores, aparecem carros de corrida de verdade. Acho até que vi um Malzoni de capô preto passando atrás de um desfile de caminhões Chevrolet que, possivelmente, participavam de alguma ação promocional.

Petrópolis foi palco da que considero a maior tragédia do automobilismo brasileiro, a corrida de 1968 que resultou nas mortes de Cacaio e Sérgio Cardoso — escrevi sobre isso em 2007. A partir dali, as provas de rua foram proibidas no Brasil, a patota de Interlagos, da Barra e do Fundão caiu na real, correr de carro era perigoso.

Fiquei doido de ver esses carros, de tentar imaginar o traçado, as dificuldades, o público, o ronco desses motores… Preciso reler o livro do Paulo Scali sobre os circuitos de rua brasileiros. É obra indispensável.