Blog do Flavio Gomes
F-1

NIPÔNICAS (2)

ILHABELA (tudo como dantes) – As coisas voltaram ao normal de madrugada (menos a conexão). Mercedes na primeira fila, só que, hoje, com Rosberg em primeiro. O equilíbrio foi grande: apenas 0s076 para Hamilton. Rosberguinho tinha largado na pole apenas uma vez neste ano, em Barcelona. Para os prateados, um alívio. Parece mesmo que não […]

nipon14555ILHABELA (tudo como dantes) – As coisas voltaram ao normal de madrugada (menos a conexão). Mercedes na primeira fila, só que, hoje, com Rosberg em primeiro. O equilíbrio foi grande: apenas 0s076 para Hamilton. Rosberguinho tinha largado na pole apenas uma vez neste ano, em Barcelona.

Para os prateados, um alívio. Parece mesmo que não havia nada de errado com o carro em Cingapura — foi mesmo uma conjunção de fatores, incluindo o posicionamento de Júpiter em relação a Plutão, que fez com que seus carros não andassem patavina na prova noturna da semana passada.

Bottas, o terceiro, ficou a quase meio segundo. Vettel, o quarto, a pouco mais de meio segundo. Portanto, tudo nos conformes. “Eles voltaram”, lamentou o alemão da Ferrari.

O sábado, bem diferente da sexta-feira, foi de sol e calor em Suzuka. Bem quente mesmo, 27 graus, dos Celsius. No primeiro treino livre, Rosberguinho já apresentou o cartão de visitas e ficou na frente. Era a prévia do que viria a seguir.

O Q1 foi absolutamente “standard”, eliminando os manor-marússicos, os sauberianos e um maclariano, no caso Button. Nada de muito espetacular também no Q2, eliminando Hulk (que ainda pagará três posições no grid pelo acidente com Massa em Cingapura), Sainz Idade, Maldanado, El Fodón de La Eliminación e Verstappinho (que rodara no fim do Q1 e não teve tempo de ajeitar as coisas para a segunda parte da classificação).

O duelo que se esperava para o Q3 não aconteceu. Logo de cara Rosberg fez seu tempo, que Hamilton não bateu. Kvyat estampou seu carro numa barreira de pneus, capotou e o treino acabou. O soviético passa bem. Seus mecânicos, menos. Terão de montar um carro inteiro porque a Red Bull percebeu que consertar o estrago iria dar muito trabalho. K-Vyado largará dos boxes.

Não se deve esperar nenhuma grande surpresa em Suzuka na madrugada. Se não chover, a Mercedes recoloca a casa em ordem. O interessante é que Nico, que tirou alguns pontinhos de Hamilton em Marina Bay, pode fazer o mesmo no Japão. De grão em grão, quem sabe dá uma desestabilizada no inglês.

Mas é pura suposição. Se for inteligente, Comandante Amilton apenas administra a vantagem nesta reta final de campeonato.