Blog do Flavio Gomes
Cinema

POIS CHEGOU

SÃO PAULO (e nem demorou) – Está todo mundo, nas “redes sociais” (de onde tiraram essa expressão?), falando de “De Volta para o Futuro”. Na trilogia iniciada em 1985, Marty McFly e seu amigo Emmett “Doc” Brown viajam no tempo a bordo de um DeLorean e, em um certo momento, isso já na sequência rodada […]

delorean2015

SÃO PAULO (e nem demorou) – Está todo mundo, nas “redes sociais” (de onde tiraram essa expressão?), falando de “De Volta para o Futuro”. Na trilogia iniciada em 1985, Marty McFly e seu amigo Emmett “Doc” Brown viajam no tempo a bordo de um DeLorean e, em um certo momento, isso já na sequência rodada em 1989, vão parar em 21 de outubro de 2015. Hoje.

Não sou especialista no filme — assisti ao original e às sequências, adorei, mas na verdade não sou especialista em filme algum. Como eu dizia, hoje tem muita gente esmiuçando a saga de McFly e seu parceiro cientista louco para descobrir se aquilo que o diretor e o roteirista do imaginavam para 2015 de fato aconteceu.

Pelo que ando lendo, eles foram até modestos nas previsões. Erraram algumas coisas por otimismo exagerado, como um mundo sem estradas, mas sequer imaginaram aquilo que, hoje, controla o planeta: a internet. Não há nenhum celular, tablet ou algo parecido em “De Volta…”. Ninguém, 30 anos atrás, poderia intuir que seríamos capazes de fazer tanta coisa através de aparelhinhos minúsculos que se conectam aos outros por sinais invisíveis.

[bannergoogle] O mundo correu mais que a dupla do DeLorean.

E como este blog, na maior parte do tempo, trata de automóveis e outras coisas que se movem, fiquemos no DeLorean. Achei uma dessas listas curiosas que fazem sobre qualquer coisa em sites para nerds e descobri coisas interessantes sobre o carro — um DMC-12. Antes da lista, porém, façam uma breve viagem ao passado para conhecê-lo num site antigo que não é atualizado há anos.

Isso posto, à tal lista.

São 25 curiosidades, e quem quiser encontra todas aqui. Selecionei algumas:

– O DeLorean original usado nas filmagens foi abandonado no pátio da Universal por anos e ficou num estado deplorável, até ser restaurado em 2011. Hoje, está em exibição nos estúdios da Universal em Hollywood. Um vídeo da restauração pode ser visto aqui.

– Para as cenas em que o carro “voava” (a foto acima é de uma delas), foi construída uma réplica em fibra de vibro, mais leve.

– Quando os produtores escolheram o DeLorean para ser a máquina do tempo do filme, sua produção já havia sido encerrada. O carro foi fabricado apenas em 1981 e 1982.

– O velocímetro original do DeLorean, por questões legais ligadas a novos limites de velocidade nos EUA, marcava apenas 85 mph. Os produtores alteraram o instrumento para… 95 mph!

– A base do reator nuclear que fazia o bicho voar pelo tempo era uma calota de Dodge Polara. Não o nosso, claro. Havia um Polara nos EUA, grandão, nada a ver com o modelo brasileiro.

– As portas em forma de asa de gaivota do DeLorean viviam dando problemas. A cena em que Marty enfia a cabeça numa delas não estava no roteiro original. Mas aconteceu tantas vezes durante as filmagens, que nem cortaram da versão definitiva.

– O reator chamado de Mr. Fusion, fonte de energia do carro, era uma brincadeira com uma cafeteira muito popular nos EUA, Mr. Coffee. Era para levar o logotipo da Westinghouse, mas a companhia não quis.

– O painel digital que indica as datas para onde o carro viajava é uma referência ao filme “A Máquina do Tempo”, de 1960.

– A placa original do carro era 3CZV657. No filme, “OUTATIME”.

– No roteiro original, a máquina do tempo seria construída numa geladeira que seria transportada numa caminhonete. Os produtores acharam melhor mudar para evitar que alguém se enfiasse dentro de uma e morresse congelado — algo bem possível, nos EUA.

Não sei o que é verdade ou mentira nisso tudo, mas só de saber que o carro está preservado já ganhei meu dia. Quanto ao futuro, 30 anos atrás eu não tinha ideia de como ele seria.

Continuo não tendo.