Blog do Flavio Gomes
F-1

THE GLEN, 45

SÃO PAULO (a número 1) – Foi num 4 de outubro, 45 anos atrás, que Emerson Fittipaldi deu ao Brasil sua primeira vitória na Fórmula 1. A primeira das 101 que viriam a partir daquela em Watkins Glen, nos EUA — que deu a Jochen Rindt, seu companheiro de Lotus, o título póstumo no Mundial […]

20121114917347_Emerson_II

SÃO PAULO (a número 1) – Foi num 4 de outubro, 45 anos atrás, que Emerson Fittipaldi deu ao Brasil sua primeira vitória na Fórmula 1. A primeira das 101 que viriam a partir daquela em Watkins Glen, nos EUA — que deu a Jochen Rindt, seu companheiro de Lotus, o título póstumo no Mundial de 1970. A história está em “Na Garagem”, de Charles Nisz, nosso historiador diário.

[bannergoogle] Emerson também foi o primeiro brasileiro a fazer uma pole, em Mônaco, 1972. O primeiro a registrar a volta mais rápida de uma corrida, na Argentina, em 1973. O primeiro a subir ao pódio, na mesma corrida de Watkins Glen que faz 45 anos hoje. O primeiro a conquistar um título, em 1972.

Primeiro isso, primeiro aquilo, ainda o terceiro maior vencedor do país (depois de Senna e Piquet, apenas, com 14 triunfos), bicampeão, depois pioneiro na Indy, bi em Indianápolis, é por isso que costumo dizer que Fittipaldi, dos três grandes do Brasil, é o mais importante de todos.

Não fosse ele a abrir tantas portas, é difícil imaginar se teríamos todos os outros que vieram depois.