Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

SÃO PAULO (já de pé) – Pensa que não tem rescaldo porque a corrida foi ruim? Tem sim. Sempre falta uma coisinha ou outra para dizer. Como por exemplo… …que Vettel foi ao pódio pela 13ª vez no ano, e é o piloto da Ferrari que mais vezes subiu ao pódio no seu ano de […]

SÃO PAULO (já de pé) – Pensa que não tem rescaldo porque a corrida foi ruim? Tem sim. Sempre falta uma coisinha ou outra para dizer. Como por exemplo…

…que Vettel foi ao pódio pela 13ª vez no ano, e é o piloto da Ferrari que mais vezes subiu ao pódio no seu ano de estreia pela equipe. Para comparar: Alonso conseguiu dez taças em 2010 e Schumacher foi ao pódio oito vezes em 1996. Quem chegou mais perto foi Raikkonen, com 12 pódios em 2007 — ano em que conquistou seu único título mundial.

…que foi a 11ª dobradinha da Mercedes na temporada, igualando a marca que a equipe obteve no ano passado. E ainda falta uma corrida para acabar o campeonato.

…que a organização do GP informou que nos três dias do evento 136.410 pessoas passaram pelas catracas de Interlagos. Não consegui apurar o público de ontem, dia da corrida. Ainda segundo os organizadores, foram cerca de três mil pessoas a mais que no ano passado.

…que o resultado dos brasileiros ontem foi o pior para pilotos do país no GP de Interlagos desde 2010, zero ponto. Naquela corrida de cinco anos atrás, os representantes verde-amarelos eram Barrichello, Massa, Bruno Senna e Di Grassi. Nenhum pontuou.

[bannergoogle]…que Chico Rosa não apareceu no autódromo que administrou até algumas semanas atrás. Ninguém da organização ou da FIA entrou em contato com ele para oferecer uma credencial. Um crime.

…que Massa acha que a Williams precisa de um “grande salto” no ano que vem se quiser brigar pelo menos com a Ferrari.

…que Toto Wolff mandou dizer a Hamilton que a equipe “jamais” vai adotar uma estratégia alternativa para um piloto da equipe bater o outro, como o inglês sugeriu que deveria ter acontecido ontem.

…que a invasão da pista ontem ocorreu sem maiores problemas, e que a segurança não teve dificuldade nenhuma em controlar a turba que só queria chegar perto do pódio. Não sei por onde entraram. Ano passado teve um alicate para cortar a grade. Alguém que invadiu pode contar como foi?

…que a Williams vai recorrer da punição a Massa, mas dificilmente conseguirá algo — a não ser que prove que o termômetro usado pela Pirelli estava, sei lá, graduado em Fahrenheit.

…que ninguém deve ficar revoltado com a desclassificação do brasileiro, já que a dupla da Mercedes cometeu irregularidade semelhante em Monza e não deu nada. É que depois daquela corrida a FIA determinou que as recomendações da Pirelli passariam a ter força de lei. Antes, eram apenas recomendações. Agora, se alguém desrespeitar o que a fabricante de pneus determinar em termos de temperatura e pressão para cada corrida estará sujeito a punições.

…e que o editorial do Grande Prêmio de hoje foi escrito por este que vos bloga, e este que vos bloga não aguenta mais torcedor brasileiro evocando Senna o tempo inteiro, como se o mundo tivesse parado em 1994. Desapeguem!