Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

BORGWARD MADE IN CHINA

SÃO PAULO (como esqueci?) – Acho que passou batida aqui a notícia de que a alemã Borgward está voltando. O Youssef Dimitrov me avisou pelo Facebook e esqueci de contar. Quem organizou a parada foi o neto do fundador, em associação — adivinhem — com uma montadora chinesa. A SUV BX7, horrorosa, será o primeiro […]

SÃO PAULO (como esqueci?) – Acho que passou batida aqui a notícia de que a alemã Borgward está voltando. O Youssef Dimitrov me avisou pelo Facebook e esqueci de contar. Quem organizou a parada foi o neto do fundador, em associação — adivinhem — com uma montadora chinesa. A SUV BX7, horrorosa, será o primeiro modelo da icônica marca extinta em 1961.

(“Icônica” é uma palavra de merda. Está proibida aqui. A molecada dos sites de automóveis vive escrevendo “icônica”. Icônica é o caralho.)

Passada a revolta linguística, cumpre informar que os Borgward Isabella dos anos 50 estão entre os veículos mais lindos do mundo, e é pena que esses chineses, junto com o neto do velho Carl, resolveram colocar no mercado uma porcaria que lembra essas peruas coreanas inchadas — Tucson, Santa Maria, Silvester, sei lá como se chamam.

Fico com os antiguinhos, como a peruinha Isabella — dá para ser mais bonita que isso? Não tenho nada contra marcas que voltam à vida, ao contrário. Mas a história deve ser respeitada. Alguma referência ao passado, por menor que seja, deveria ser aplicada. Nesse carro novo aí, tem o logotipo e olhe lá.