Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

LEMBRANDO O MITO

SÃO PAULO (japa bom de braço) – Kamui Kobayashi, nosso ídolo eterno, está correndo na Super Formula, a “F-1 japonesa”, por assim dizer. A categoria usa chassis feitos pela Dallara e motores produzidos pela Honda e Toyota — quatro cilindros, 2.0, turbo, 550 HP, lindos canhões. Um campeonato fortíssimo, que tem um troço bem interessante: […]

SÃO PAULO (japa bom de braço) – Kamui Kobayashi, nosso ídolo eterno, está correndo na Super Formula, a “F-1 japonesa”, por assim dizer. A categoria usa chassis feitos pela Dallara e motores produzidos pela Honda e Toyota — quatro cilindros, 2.0, turbo, 550 HP, lindos canhões. Um campeonato fortíssimo, que tem um troço bem interessante: um botão de ultrapassagem que pode ser usado cinco vezes por corrida, indicado por luzes em torno da entrada de ar sobre a cabeça do piloto. Ou seja: o povo sabe quantos o cara já usou e tal. Um brasileiro corre lá, o espetacular João Paulo de Oliveira, que terminou a temporada passada em quarto lugar — o campeão foi Hiroaki Ishiura.

Koba ficou em oitavo, com dois pódios no ano — pontuam apenas os oito primeiros, como era na F-1 não me lembro quando. No vídeo abaixo, ele quebra o recorde de um circuito pouco usado, o de Tsukuba.

A única coisa ruim da Super Formula é que o campeonato é muito curto, apenas sete etapas. São 11 equipes, 19 carros. É a antiga F-Nippon, que já teve, entre seus campeões, pilotos como Ralf Schumacher, Pedro de la Rosa e o próprio João Paulo.

É legal ver Kobayashi dirigindo. Matemos a saudade.