Blog do Flavio Gomes
F-1

2016, DIA #3

SÃO PAULO (só no sapatinho) – Mais uma vez a Mercedes abriu mão de espetar os pneus melequentos ultra-macios em seus carros. Nem os supermacios. Nem os macios. Foi com os médios que a dupla prateada andou hoje, terceiro dia de testes em Barcelona. A ideia foi dividir o trabalho entre os dois pilotos. Já que o […]

Motor Racing - Formula One Testing - Test One - Day 3 -  Barcelona, Spain

SÃO PAULO (só no sapatinho) – Mais uma vez a Mercedes abriu mão de espetar os pneus melequentos ultra-macios em seus carros. Nem os supermacios. Nem os macios. Foi com os médios que a dupla prateada andou hoje, terceiro dia de testes em Barcelona. A ideia foi dividir o trabalho entre os dois pilotos. Já que o carro é capaz de dar 170 voltas sem ter nem de calibrar o pneu, o time colocou Rosberg para andar de manhã e Hamilton, de tarde.

[bannergoogle] Foram 74 voltas para o alemão e 88 para o inglês. Cansa menos. “Foi melhor assim”, falou Nico-Nico no Fubá. “Muito menos cansativo do que deixar um de nós andando o dia todo.” Comandante Amilton também agradeceu. “Por mais que você faça exercícios no inverno, o pescoço dói quando é num carro de verdade. Ontem eu estava meio dolorido. E testar o dia todo é meio chato. A gente de vez em quando quer colar no carro da frente para ver como ele anda nas curvas e nas retas, mas não é como corrida, e no fim fazer isso é um desperdício de tempo. É preciso resistir à tentação!”, brincou.

Resultado, um quinto lugar. Mas, de novo, nada de colocar o time alemão na fila do apocalipse. A comparação deve ser feita com a Ferrari, que também usou médios e terminou o dia em terceiro com Kimi Dera Proibissem os Testes. O finlandês virou 1min25s977 na melhor de suas 78 voltas. Rosberguinho fez 1min26s084 e Hamilton, 1min26s421.

Lá na ponta, Force India com supermacios e o melhor tempo da quarta-feira, 1min23s110 — quase 3s mais rápido que a primeira Mercedes. Foi o Incrível Hulk o autor da façanha. Que mostra muito, se vocês querem saber. Sua equipe fez um carrinho muito honesto que vai, mesmo, brigar com Williams e Red Bull no segundo pelotão — o primeiro é da Mercedes e da Ferrari.

Agora, surpresa, mesmo, é a tal da Haas. Como pode uma equipe estreante começar tão bem sua vida? Que coisa mais legal, esse time. Grojã foi o segundo, com pneus macios. Depois dele veio Raikkonen, como já dito, e na sequência Magnólia Arrependida com a Renault em quarto, dando o ar da graça com 111 voltas bem completadas.

Nasr andou pela primeira vez nos testes e foi o sétimo, com 115 exaustivas voltas no carro do ano passado. O novo, só na segunda bateria de treinos na Catalunha. O outro Felipe, Massacrado, também dirigiu pela primeira vez e ficou em décimo com 109 voltas. Teve uma impressão positiva do novo carro. Se Sapattos, depois de dois dias, disse apenas “humpf” para comentar os testes, Massa falou em “boa impressão”. Mas, na real, foi discreto nos elogios. “Temos bastante coisa para fazer para deixar esse carro onde queremos”, avaliou.

O único que não impressionou muito foi Rio Haryanto, que ainda não tem apelido no blog. Ficou previsivelmente em último, mas compreende-se. Foram 78 voltas para conhecer carro e equipe, e não se deve julgar o menino por seu primeiro dia de verdade na categoria. Ele entupiu as redes sociais da Indonésia, que pela primeira vez terá um piloto na F-1. É bom. Não nos enganemos. Aliás, a dupla manórica é bem interessante, embora sejam dois estreantes.

O dia não foi bom, mesmo, para a McLaren. Depois de duas sessões sem maiores problemas, ontem e anteontem, Bonitton teve um vazamento hidráulico que causou um pequeno incêndio na traseira. Foi a equipe que menos andou: 51 voltas. Mas ninguém deve se desesperar. Se fosse no ano passado, o carro pegava fogo inteiro, com Jenson dentro. Agora, foi só apagar e arrumar para amanhã.

FRASE DO DIA
“Espero que seja claro e simples para os fãs. Mas, em geral, é muito importante que nós repensemos o esporte e tentemos fazer com que ele fique mais atraente de tempos em tempos. Sou aberto a qualquer tentativa de melhora.”
Nico Rosberg, sobre o novo formato de classificação proposto pelo Grupo de Estratégia da F-1, que pode ser adotado já neste ano