Blog do Flavio Gomes
Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (é lindo demais) – O Jean Paul Jones mandou, nos comentários, a mensagem e o vídeo: Boa tarde FG, desculpa por desviar o post novamente, mas eu achei um vídeo legal da época da Autolatina, acho que foi um vídeo institucional da marca para seus funcionários no lançamento do projeto BE6, basicamente Logus/Pointer/Escort/Verona, […]

SÃO PAULO (é lindo demais) – O Jean Paul Jones mandou, nos comentários, a mensagem e o vídeo:

Boa tarde FG, desculpa por desviar o post novamente, mas eu achei um vídeo legal da época da Autolatina, acho que foi um vídeo institucional da marca para seus funcionários no lançamento do projeto BE6, basicamente Logus/Pointer/Escort/Verona, em 1991. Era feito na fábrica da Ford de SBC. Lá pelas tantas eles falam que para modelos duas portas utilizariam o carrossel da linha do Del Rey, que acabava de ser morto… Ainda não fossem os carros, é muito interessante. E eu ainda terei um Logus Wolfsburg Edition… Abraço!

Bom, vamos lá, por partes. O Wolfsburg é realmente um carro excepcional e já virou item de coleção. Em todo caso, se quiser, achei este aqui, zerado.

Agora, a Autolatina. É uma das mais belas histórias da indústria brasileira. Gerou carros desprezados, como Logus, Pointer, Verona e Apollo, mas que considero maravilhosos. Principalmente pela total estranheza que ainda me causa ver um Ford com motor AP, um Gol CHT, um VW saindo da fábrica da Ford e um Ford saindo da fábrica da VW.

Não deu certo? Há controvérsias. Dizem que a Ford, no fim dos anos 80, estava prestes a deixar o Brasil. Ganhou uma sobrevida e depois do divórcio, anunciado em 1994, reestruturou-se, lançou carros pequenos mais modernos (Fiesta e Ka) e está aí até hoje. Sobre a história da Autolatina, recomendo este texto aqui, este outro e mais este.

Agora, o vídeo. É incrível. Estamos falando do comecinho dos anos 90. A produção de um automóvel é algo encantador. A engenharia envolvida, a complexidade das operações, a precisão dos equipamentos, a quantidade de gente necessária, a logística… Tudo isso sempre me levou a pensar que carro deveria custar muito mais do que custa. Ver os processos de produção, seja nos anos 90, seja agora, totalmente automatizados, é algo me deixa sempre de boca aberta.

Tenho um Escortinho Autolatina, um XR3 1989. Mas sonho com um Apollo — o que mais gosto, apesar da beleza do Pointer e da elegância do Logus Wolfsburg. Um dia ainda arrumo uma coisinha dessas.