Blog do Flavio Gomes
Grande Prêmio

O GP PREMIUM

SÃO PAULO (vamos juntos nessa!) – Entrou no ar. É nosso projeto mais ambicioso e inovador. O GRANDE PREMIUM é a versão… premium do Grande Prêmio! E que diabos é uma “versão premium“? Calma, chegaremos lá. Vocês já nos conhecem. O “GP” é o maior site de automobilismo do Brasil, e não é de hoje. […]

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SÃO PAULO (vamos juntos nessa!) – Entrou no ar. É nosso projeto mais ambicioso e inovador. O GRANDE PREMIUM é a versão… premium do Grande Prêmio! E que diabos é uma “versão premium“? Calma, chegaremos lá.

Vocês já nos conhecem. O “GP” é o maior site de automobilismo do Brasil, e não é de hoje. São 16 anos com esse nome, mais cinco como “Warm Up” em sua fase inicial, ainda na década de 90. Ousaria dizer que se há uma cobertura de esportes a motor no país, ainda, é porque a gente existe.

Pode parecer um pouco pretensiosa, a afirmação acima. Mas não está muito distante da realidade. Desde o “boom” da internet, na virada de 1999 para o ano 2000, muitas páginas dedicadas ao assunto surgiram, barulhentas e entusiasmadas. E sumiram, silenciosa e melancolicamente. A gente se manteve, sempre com uma estrutura baseada em preceitos bastante óbvios, mas cada vez mais raros no nosso ofício: bom jornalismo feito por bons jornalistas. Com seriedade, comprometimento, responsabilidade e especialização.

Foram anos de parceria com o iG, depois com o MSN, agora com o UOL. Mas só o “GP” era pouco. Nesses anos todos, inquietos que somos, colocamos no mercado outros produtos, como a Revista WARM UP em versões eletrônica e impressa, por exemplo, e o “Paddock GP”, nosso programa semanal de vídeo. Sob o chapéu do “GP”, agregamos blogs e sites parceiros — como o “FlatOut”, o “Diário Motorsport” e o “Allkart”, para citar alguns. Nunca estamos satisfeitos e sempre queremos oferecer mais a quem nos lê — ou “segue” para usar termo mais atualizado.

[bannergoogle] Essa inquietude esteve por trás da gestação do GRANDE PREMIUM, mais de um ano atrás. Tarefa difícil, trabalhosa, cara. Mas, na contramão de um país que parece paralisado e que expõe traços inconfundíveis de covardia empresarial, os grandes “demitidores” da nação, investimos. Investimos em pessoal, equipamento, softwares, publicadores. E o GRANDE PREMIUM nasceu.

Foi anteontem, terça, por volta das 14h30. Um novo site, que se junta ao “GP” para levar a melhor informação possível aos nossos leitores/seguidores. Que, a partir de agora, serão sócios, também. Isso mesmo: sócios.

Há alguns anos, nós malucos por automobilismo tínhamos muita dificuldade para conseguir notícias quentes, atualizadas e de qualidade sobre o esporte que é nossa paixão. Comprávamos revistas e jornais. Muitas vezes, importados. Gastávamos alguns trocados para que fosse possível abastecer nossa curiosidade e nossa fome de informação. Sei bem disso porque, de certa forma, fui um dos agentes dessa relação produtor-consumidor. Por anos fui correspondente de F-1 da “Folha”. Depois, de mais de meia centena de jornais de todo o país. Era pelos poucos jornalistas que rodavam o mundo que o Brasil se informava, quando o assunto eram as corridas.

A internet foi uma mão na roda. Tudo de graça, quentinho, em tempo real. Mas, claro, uma das pontas dessa relação continuou existindo e passou a ser cada vez mais exigida: a do produtor de informação. Com possibilidades infinitas de produzir conteúdo em várias mídias e plataformas, a internet revolucionou a maneira de levar informação ao consumidor final. Ninguém mais se imagina vivendo sem ela.

Nem a gente. Internet é nosso negócio e nosso meio de vida. Mas ela custa. Nesses anos todos, os modelos de negócio de alteraram drasticamente. E precisamos buscar uma maneira de viabilizar nosso presente e nosso futuro.

Foi quando pensamos em ter vocês, leitores/seguidores, como sócios. Sócios voluntários. O conteúdo do GRANDE PREMIUM não será pago. Nunca. Será aberto a qualquer um, como é o “GP”. Como é a internet. Mas nossos sócios podem ajudar. E vão receber muita coisa em troca. Aqueles trocados das revistas e dos jornais, agora serão investidos em outro veículo. Este aqui, que você consome no computador, no tablet, no celular. Mas pagar pra quê, se é tudo de graça?

Porque estamos falando de um clube de vantagens. De engajamento, de comunidade, de reunir pessoas interessadas no mesmo assunto que, mediante uma quantia X, vão sustentar o negócio em troca de informação de qualidade e benefícios relacionados a nossa maior paixão. Estamos falando de descontos incríveis em ingressos para a F-1. De levar gente para ver uma corrida de Stock nos boxes. De oferecer produtos exclusivos como uma linha de roupas com a grife Grande Prêmio feita pela adidas. De jantar com o Lucas di Grassi. E de muito mais.

Precisamos de assinantes? Claro. É cara, uma assinatura? Não. Tem plano de R$ 29,90 por mês. Tem plano de R$ 18,75 mensais. Tem plano de R$ 7,00. E tem plano gratuito — só precisa se cadastrar, não leva mais do que um minuto.

Temos uma meta de assinantes para levar o projeto adiante? Temos. Acreditamos que vamos atingi-la? Sim. O “GP” e seus tentáculos têm uma média diária superior a 120 mil usuários únicos por dia. São pessoas engajadas, participativas, sedentas de informação de qualidade. O GRANDE PREMIUM, do ponto de vista editorial, será um complemento do “GP”, com conteúdo diário e totalmente (odeio a palavra) diferenciado. Reportagens especiais, análises, entrevistas, vídeos, infográficos, colunas, ensaios fotográficos — tudo aquilo que não cabe no “GP”, um site eminentemente noticioso, “hard news”, tudo aquilo que merece um tratamento especial.

Quantos desses 120 mil vão embarcar nessa viagem com a gente? Não sabemos, ainda. Mas temos a convicção de que estamos no caminho certo, o único para sobreviver como jornalistas profissionais neste universo de informação fragmentada e, muitas vezes, desconectada das exigências que a profissão impõe.

Victor Martins, em seu blog, explica um pouco mais do nosso projeto. Somos uma comunidade, enfim. E, numa comunidade como esta, não basta ler. Tem de participar.