Blog do Flavio Gomes
F-1

BÁ O QUÊ? (1)

SÃO PAULO (tudo se ajeita) – Olá, tudo bem? Tarde, né? Pois é. Mas, como diria um grande amigo meu, antes tarde do que mais tarde. Então vamos lá. Baku. Achei o visual bonito. Achei a pista bacana. Há defeitos, claro. Segurança, principalmente — quem diz isso é Button. Vão tirar umas zebras e pintar […]

12133-itok=_HdcQRMMSÃO PAULO (tudo se ajeita) – Olá, tudo bem? Tarde, né? Pois é. Mas, como diria um grande amigo meu, antes tarde do que mais tarde. Então vamos lá.

Baku. Achei o visual bonito. Achei a pista bacana. Há defeitos, claro. Segurança, principalmente — quem diz isso é Button. Vão tirar umas zebras e pintar o chão. OK, acontece.

No geral, é um traçado interessante. A reta enorme, de mais de dois quilômetros, a curvinha estreita do castelo, as curvas de 90 graus que, na modesta opinião deste que vos fala, podem virar pontos de ultrapassagem para quem for mais atiradinho… Ah, tá bom demais. Queriam o quê, de uma pista montada nas ruas de uma cidade medieval abaixo do nível do mar? É preciso relevar algumas coisas e compreender as dificuldades inerentes a esse tipo de coisa.

Vamos deixar de onda, pois.

Aliás, é o que pediu Hamilton, o mais rápido do dia. Um campeonato mundial acontece pelo mundo, o mundo tem muito lugar diferente, tem pista lisa, pista ondulada, pista rápida, pista lenta, países quentes, países frios, chuva, sol, casamento de espanhol.

O visual é lindo, vai ter corrida e é isso que importa. E a Mercedes está engolindo a concorrência. Aliás, Lewis está engolindo todo mundo. Sem ter andado a pé pela pista, ou experimentado o circuito no simulador, enfiou 0s7 em Rosberguinho e mais de 1s no terceiro colocado, Sergio Pérez.

[bannergoogle]Ferrari e Red Bull não andaram nada. Verstappinho foi o rubro-taurino mais rápido, em sétimo. Tião Italiano, a melhor “rossa”, em oitavo — as diferenças para Hamilton esbarraram nos 2s.

As grandes retas azeris estão favorecendo claramente quem usa motor Mercedes, caso da própria, da Force India e da Williams. Até a Manor tirou uma lasquinha, com Haryanta ficando à frente de quatro carros. Alá seja louvado.

Agora, algumas notícias relevantes do dia:

Ricardão teve seu contrato estendido até o fim de 2018. A Red Bull exerceu a opção que tinha sobre o passe do australiano. Ele disse que briga pelo título no ano que vem.

– Outro contrato esticado: o da Pirelli com a F-1. Mais três anos de pneus italianos na categoria, até o fim de 2019. Desconfio que nunca mais veremos a divertida guerra da borracha. Fornecedor exclusivo virou praxe na maior parte das categorias de ponta do mundo.

– Tilke, aquele, falou que as zebras que andaram cortando pneus são iguais às usadas em Cingapura. E que o tráfego de veículos pesados nos dias anteriores aos treinos pode ter danificado as ditas cujas. Daqui a pouco vão culpar algum Lada. Estou de olho.

– Reproduzo abaixo a mensagem carinhosa de Pérez no Instagram. Achei muito legal ele ter se manifestado

schecoperez – Mi más sentido pésame a la familia de Rubén Aguirre. Gracias por tantas alegrías #ProfesorJirafales! D.E.P.

– E tem videozinho deste que vos bloga falando sobre Baku. É só clicar aqui.