Blog do Flavio Gomes
F-1

A CORRIDA MAIS CURTA

SÃO PAULO (boa!) – Às vezes algumas contas que sigo no Twitter geram boas notinhas. É o caso desta aqui, que foi postada pelo pessoal do GP do México. Juro que não sabia. Fiquei sabendo. O piloto que menos andou na história da F-1, tendo largado em pelo menos um GP, foi o italiano Marco […]

SÃO PAULO (boa!) – Às vezes algumas contas que sigo no Twitter geram boas notinhas. É o caso desta aqui, que foi postada pelo pessoal do GP do México. Juro que não sabia. Fiquei sabendo. O piloto que menos andou na história da F-1, tendo largado em pelo menos um GP, foi o italiano Marco Apicella: 800 metros.

[bannergoogle]Ele disputou o GP da Itália de 1993 pela Jordan. Não lembro bem por que correu. A equipe, naquele ano, começou a temporada com Barrichello e Capelli — este caído em desgraça no ano anterior na Ferrari. Logo na terceira corrida, o pobre italiano foi substituído pelo experiente Thierry Boutsen, que ficou até o GP da Bélgica. De Monza em diante, foi uma festa: Apicelli na Itália, Naspetti em Portugal e, finalmente, Irvine nas últimas duas etapas do campeonato.

Apicella largou em 23º naquela prova, e sua aventura durou menos de uma volta. Bateu logo depois da largada e abandonou — aqui tem um compacto daquela corrida, que marcou o único pódio e a despedida de Michael Andretti da categoria.

O simpático italiano nunca mais sentaria num carro de F-1. Mas sua carreira não foi um desastre total, loge disso. Já tendo corrido no Japão antes de sua experiência pela Jordan, ele acabou fincando âncora do outro lado do mundo e chegou a ser campeão da F-Nippon em 1994. Depois, seguiu carreira com protótipos e carros de GT, pendurando o capacete aos 44 anos, em 2009. Seu site oficial está abandonado há dez anos. É um bom exemplo de fóssil internético.