Blog do Flavio Gomes
F-1

NA MANHA N’ALEMANHA (2)

SÃO PAULO (só nos orgânicos) – Bom, Rosberguinho precisa reagir, certo? Então, que comece bem, como agora há pouco em Hockenheim. Fez uma pole que não foi simples, porque o adversário era forte e porque sua primeira tentativa de volta rápida foi abortada por um problema em seu carro. A Red Bull ficou com a […]

SÃO PAULO (só nos orgânicos) – Bom, Rosberguinho precisa reagir, certo? Então, que comece bem, como agora há pouco em Hockenheim. Fez uma pole que não foi simples, porque o adversário era forte e porque sua primeira tentativa de volta rápida foi abortada por um problema em seu carro. A Red Bull ficou com a segunda fila. A Ferrari, com a terceira. Essa é exatamente a relação de forças de hoje na F-1. Se tudo correr na normalidade amanhã, os italianos perdem a vice-liderança do Mundial para os austríacos.

O Q1 reservou apenas uma surpresa entre os eliminados: Kvyat (foto), que está na boca para perder a vaga para algum moleque da Red Bull se continuar despencando, depois do rebaixamento à Toro Rosso. É uma tristeza o que está acontecendo com a carreira do soviético. Ele não é ruim. Mas não está sabendo lidar com a situação. E, assim, dá o direito de todo mundo achar que, no fundo, é ruim. Aliás, ele mesmo acha que não está guiando nada. Suas declarações pós-treino mostraram como está desencantado da vida.

Ao lado dele, ficaram na primeira ceifada Magnussen, Wehrlein, Haryanto, Nasr e Ericsson. Uma gloriosa última fila para a Sauber — outra tristeza.

[bannergoogle]A turma da frente não teve dificuldade nenhuma em passar ao Q2. Rosberguinho, que fora o mais rápido em todos os treinos livres, sofreu a primeira derrota do dia e terminou em segundo. Mas tinha água para passar debaixo da ponte. Fazer a “pole” no Q1, entre aspas, mesmo, é igual a terminar o primeiro tempo de um jogo de futebol ganhando de 1 a 0. É preciso segurar o resultado, para vencer.

E Nico-Nico não estava a fim de perder a decisão do campeonato, depois de ganhar todos os amistosos. Assim, tentou forte no Q2, mas foi superado de novo por Hamilton. Acendeu a luz amarela. A briga óbvia ficaria entre os dois no Q3, mas de onde Lewis estava tirando aqueles tempos?

Subiram para a parte final da classificação as duplas mercêdica, rubro-taurina, ferrarista, force-índica e martiniana. Estava meio na cara que as três primeiras fariam as três primeiras filas nessa ordem, salvo alguma surpresa. Briga entre equipes, mesmo, ficaria restrita a Hülkenberg, Pérez (foto), Massa e Bottas.

Foi duro para Rosberguinho aguentar o tranco na hora do vamos ver. Sua primeira volta começou bem, mas ele recolheu aos boxes com um problema eletrônico. Lewis já tinha feito um temporal. O alemão saiu dos boxes quando faltavam 4min para o encerramento da sessão, tendo apenas uma bala na agulha. E acertou no alvo: 1min14s363, superando o tempo do atual líder do Mundial, que ainda melhoraria o seu na segunda tentativa, mas não o bastante. Ficou a 0s107 do platinado piloto da casa, que foi aplaudido pelos gatos-pingados nas arquibancadas.

[bannergoogle](Gatos-pingados é uma licença poética. Tinha bastante gente, mas nem sombra do público que acorria a Hockenheim no passado. Com brancos nas arquibancadas do estádio, foi mais um sábado da F-1 da depressão.)

O grid ficou com Rosberguinho/Comandante Amilton na primeira fila, seguido por Ricardão/Verstappinho na segunda e Kimi Dera Uma Breja Agora/Tião Italiano na terceira. Fecharam o top-10 Sapattos, Hulk (punido com uma posição no grid por uma cagada da Force India com pneus no Q1), Maria do Bairro e Massacrado.

Foi a 27ª pole da carreira de Rosberguinho, quinta no ano. Ele é o nono piloto com mais poles na história, deixando para trás Mika Hakkinen. Deve terminar a temporada pelo menos em oitavo, superando Fangio, que tem 29. Precisa de mais seis para passar Mansell, com suas 32. Não é impossível, longe disso.

Mais difícil será ganhar o GP da Alemanha amanhã. É claro que tem, no mínimo, 50% de chances. Mas, em corrida, Hamilton tem sido muito forte. Ganhou cinco das últimas seis etapas. Como dito na Hungria, Rosberg precisa quebrar a série. Caso contrário, babau.