Blog do Flavio Gomes
F-1

BABAQUINHA

SÃO PAULO (talvez melhore) – Primeiro, Verstappen mandou dizer a Raikkonen que se ele não gostou do que aconteceu na Bélgica, “é problema dele”. Agora, ao saber de uma crítica de Villeneuve ao seu estilo de pilotagem agressivo e, às vezes, desleal — o que fez com Kimi, para mim, foi deslealdade –, que segundo […]

SÃO PAULO (talvez melhore) – Primeiro, Verstappen mandou dizer a Raikkonen que se ele não gostou do que aconteceu na Bélgica, “é problema dele”. Agora, ao saber de uma crítica de Villeneuve ao seu estilo de pilotagem agressivo e, às vezes, desleal — o que fez com Kimi, para mim, foi deslealdade –, que segundo o canadense “pode matar alguém”, respondeu: “Ele já matou“. O jovem holandês se refere a um acidente de 2001 no GP da Austrália. Jacques se chocou com Ralf Schumacher e um pneu que se soltou de seu carro acabou atingindo e matando um comissário.

[bannergoogle]Tratar essa fatalidade dessa maneira, algo que deve incomodar Villeneuve até hoje — como, de resto, qualquer morte em acidentes de corrida, mesmo sem que haja culpa direta, deve atormentar os envolvidos pela vida toda — é de uma crueldade, uma falta de educação, uma estupidez sem tamanho.

Poderia elaborar aqui mil teorias e usar como referência milhões de atletas e suas histórias de sucessos e fracassos em função de comportamento, personalidade, arrogância e prepotência em começo de carreira. Mas poupá-los-ei de longas e velhas histórias. Digo apenas que esse menino é novo demais para colecionar tantos inimigos em tão pouco tempo. Victor Martins vai bem mais longe e o chama de “folgado e desrespeitoso”, lembrando que seu pai, Jos Verstappen, chegou a ficar preso por agredir uma namorada.

Max um talento espetacular e raro, a melhor coisa que aconteceu na F-1 nos últimos anos em termos de novidade na pista, isso não se discute.

Mas é um babaquinha. Se será a vida inteira, é difícil saber. Mas que aos 18 anos é, é.