Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

SÃO PAULO (caramba) – Como diz meu amigo coronel José Ma2Tos em seus inconfundíveis e-mails sobre DKWs e/ou aviação: “Repasso”. Um Boeing 747-400 foi transformado em “lago ambulante” para combate aos grandes incêndios. O avião, que fez esta semana uma primeira demonstração, pode transportar até 75 mil litros de água ou de retardador de incêndios. […]

jumbodagua

SÃO PAULO (caramba) – Como diz meu amigo coronel José Ma2Tos em seus inconfundíveis e-mails sobre DKWs e/ou aviação: “Repasso”.

Um Boeing 747-400 foi transformado em “lago ambulante” para combate aos grandes incêndios. O avião, que fez esta semana uma primeira demonstração, pode transportar até 75 mil litros de água ou de retardador de incêndios. É apresentado como o maior e mais rápido super-tanque do mundo. O avião vai ficar pousado em Colorado Springs e a empresa proprietária, a Global SuperTanker Services, diz que em três horas ele pode chegar a qualquer local do oeste dos EUA. E, se necessário, pode estar em qualquer local do mundo num limite de 20 horas.

Achei realmente incrível esse negócio. Imagino que administrar as transferências de peso dentro da fuselagem deve ter sido um desafio e tanto.