Blog do Flavio Gomes
F-1

FLECHAS NO TEXAS (2)

SÃO PAULO (again) – Sou muito bom de previsões. Ontem disse que Rosberg iria dominar o fim de semana, que Hamilton estava meio macambúzio, que até Ricciardo poderia ameaçar o inglês… Bem, Hamilton fez uma polaça agora há pouco em Austin. Polaça = grande pole. Tem golaço, voltaça, chutaço, por que não polaça? Foi a […]

karankawa_warriors_0SÃO PAULO (again) – Sou muito bom de previsões. Ontem disse que Rosberg iria dominar o fim de semana, que Hamilton estava meio macambúzio, que até Ricciardo poderia ameaçar o inglês…

Bem, Hamilton fez uma polaça agora há pouco em Austin. Polaça = grande pole. Tem golaço, voltaça, chutaço, por que não polaça?

Foi a 58ª de sua carreira e nona no ano. Num momento em que, para ele, não há muitas alternativas. Tem de ganhar, ganhar, ganhar, ganhar e torcer para Nico não fazer três segundos e um terceiro — resultados que dão o título ao alemão.

Mas vai que ganha amanhã e Rosberg quebra… A diferença cai de 33 para 8 pontos e temos um novo campeonato.

Não é provável, porém. Nico-Nico sabe exatamente o que precisa fazer para ser campeão e o importante para ele é não entrar em divididas desnecessárias e marcar Comandante Amilton de perto. O que ele fizer, que faça também. Sem dar sopa para o azar.

Hamilton fez duas excelentes voltas no Q3 e não esteve atrás em momento algum. Na primeira saída, 1min35s370 contra 1min35s442 de Rosberg, uma vantagem mínima de 0s072. Na segunda, encaixou uma volta “terrific” em 1min34s999, contra 1min35s215 do líder do Mundial, diferença considerável de 0s216. Inapelável.

O treino que definiu o grid do GP dos EUA não apresentou grandes surpresas. Uma coisinha ou outra, vá lá. No Q1, por exemplo, foram expelidos Grojã, Magnólia, Bonitton, Wê Lá, Hein?, Felipe II e L’Ocon (eu já tinha inventado apelido para esse cabra?). Pode-se dizer que Button decepcionou, já que Alonso passou tranquilo. O mesmo vale para Grosejan, 100 GPs amanhã, uma vez que o fraquinho Gutierros foi ao Q2. Nasr também não merece muita consideração. Com a bomba de carro da Sauber, Sonyericsson passou para a segunda parte da classificação. Muito ruim para o brasileiro.

O Q2 teve apenas uma eliminação surpreendente, a de Pérez — a Force India tem carro para ir ao Q3 sempre. O resto, normal. O mexicano ficou em 11º e foi varrido ao lado de El Fodón de La Eliminación, K-Vyado, Gutierros, Palmolive e Sonyericsson. Passaram ao Q3 as duplas de sempre — Mercedes, Red Bull, Ferrari e Williams –, mais Sainz Idade e Hulk.

[bannergoogle]Os dois pilotos da Mercedes e Verstappen fizeram seus melhores tempos no Q2 com pneus macios, em vez dos supermacios escolhidos por todos os outros. Significa que os três largam amanhã com borracha mais duradoura. Os demais terão de fazer a primeira parada muito cedo — o que coloca o jovem Max numa posição vantajosa em relação a Ricciardo, terceiro no grid a 0s510 do pole Hamilton.

Os dois rubro-taurinos dividem a segunda fila. A terceira tem os dois da Ferrari, Raikkonen à frente de Vettel. Hülkenberg, Bottas, Massa e Sainz Jr. fecharam as dez primeiras posições.

Não há previsão de chuva e a festa deve ser bonita em Austin, um lindo circuito, cheio de curvas interessantes e relevo imponente. O público americano foi em bom número ao autódromo e deve encher as arquibancadas amanhã.

Não se esqueçam que, para ver a prova pela TV, só no cabo. Hamilton tem um retrospecto invejável na pista texana. Três das quatro edições da prova no Circuito das Américas tiveram o inglês como vencedor — em 2012, 2014 e 2015; em 2013, Vettel venceu. No ano passado, Lewis tacou o boné de segundo colocado no rosto de Rosberg. Um gesto deselegante, que Nico não deve ter engolido até hoje.

Por isso, vou torcer para que o alemão vença amanhã, com Hamilton em segundo. Se isso acontecer, o mínimo que espero é que Rosberg faça o mesmo na salinha pré-pódio. Seria bem divertido.

Mas não vai acontecer. Digo, pode até acontecer uma vitória rosberguiana, mas duvido que ele faça algo parecido.