Blog do Flavio Gomes
F-1

NÃO PODE MAIS

SÃO PAULO (Aderj informa) – O pau comeu no briefing dos pilotos sexta-feira. Muita discussão sobre o “modus verstappianus” de se defender mudando a trajetória na chamada zona de frenagem para uma curva. Ou “under braking”, como se diz em inglês — numa tradução bem livre, “freando”. Verstappen fez isso mais de uma vez nesta […]

VERSTLEWJAP

SÃO PAULO (Aderj informa) – O pau comeu no briefing dos pilotos sexta-feira. Muita discussão sobre o “modus verstappianus” de se defender mudando a trajetória na chamada zona de frenagem para uma curva. Ou “under braking”, como se diz em inglês — numa tradução bem livre, “freando”.

Verstappen fez isso mais de uma vez nesta temporada. Como o regulamento permite que um piloto mude de direção apenas uma vez para se defender, ele começou a fazer isso no último instante, já no momento da freada para a curva seguinte, o que irritou profundamente pilotos mais experientes como Raikkonen (na Hungria e na Bélgica) e Hamilton (no Japão, na foto acima) — duas “vítimas” da modalidade de defesa inaugurada pelo holandês.

[bannergoogle]E a FIA decidiu acabar com a palhaçada — embora eu deva admitir que achava divertido o que Verstappen fazia, pela novidade que ele criou; mas era meio sacana.

A entidade revisou o artigo 27.5 do regulamento esportivo, que versa sobre bons modos na pista. “Nenhum carro pode ser pilotado de modo potencialmente perigosa para outros pilotos”, diz o texto. Mais adiante, as regras proíbem “qualquer manobra que possa afetar outros pilotos, como mudanças anormais de direção”. Agora, acrescentou-se o seguinte trecho: “Qualquer mudança de direção sob frenagem que resulte numa ação evasiva de outro piloto [para evitar uma batida, nota do blogueiro] será considerada anormal e, portanto, potencialmente perigosa. Movimentos como este serão reportados aos comissários esportivos”. Serão, pois, analisados e passíveis de punição.

Verstappen, o criador da defesa tecnicamente conhecida como “frenatus sacanus”, disse que “realmente muita gente reclamou”, e que acha que o que ele faz “é apenas um novo jeito de pilotar”. “Acho que todo mundo deveria se acostumar com isso, mas agora eles criaram uma regra e vamos respeitá-la”.

Veremos como ele vai se comportar agora. E quero saber de vocês: frescura demais? Ou o menino estava mesmo abusando?