Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

SÃO PAULO (só faísca) – O GP do México, ontem, teve três terceiros lugares. Verstappen, que recebeu a bandeirada e depois caiu para quinto, punido com 5s. Vettel, que ergueu o troféu e depois de três horas perdeu 10s, caindo ele para quinto. E Ricciardo, que chegou em quinto e, depois das duas punições, recebeu […]

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SÃO PAULO (só faísca) – O GP do México, ontem, teve três terceiros lugares. Verstappen, que recebeu a bandeirada e depois caiu para quinto, punido com 5s. Vettel, que ergueu o troféu e depois de três horas perdeu 10s, caindo ele para quinto. E Ricciardo, que chegou em quinto e, depois das duas punições, recebeu a taça e os pontos do pódio.

Claro que o festival de penas despertou iras e explicações.

[bannergoogle]Ricardão lamentou apenas não ter podido fazer a festa diante da multidão no estádio, mas posou para fotos enquanto a estrutura do pódio estava sendo desmontada, já entrando na noite. De sombreiro e tudo. Para ele, a punição a Vettel foi justa. Afinal, o modus verstappianus de mudar a direção na zona de frenagem é, desde o GP dos EUA, proibido por escrito.

Eu achei um exagero porque, na minha modesta opinião, Vettel deixou espaço para o australiano — embora tenha mesmo mudado a direção, ligeiramente, enquanto freava. Não foi desonesto. Mas, enfim, são as regras. E todos concordaram com elas.

Arrivabene, como era de se esperar, também achou a punição desmedida. Vettel, que soltou cobras e lagartos contra a direção de prova pelo rádio, teria se desculpado com Charlie Whiting. A decisão é irrecorrível. Vamos para a próxima.

Quem não engoliu o destempero verbal de Vettel foi Verstappen, que chamou o alemão de “criança”, “infantil” e “mal-educado”. “Devia voltar para a escola”, falou o holandês. Achou sua punição “ridícula”, porque Hamilton fez o mesmo na primeira volta, cortando caminho pela grama, e ninguém fez nada. Helmut Marko também disparou contra o ex-pupilo, agora na Ferrari. “O que ele fez não é digno de um tetracampeão mundial”, disparou, referindo-se à gritaria pelo rádio e à defesa de posição contra Ricciardo.

Um que não aguenta a língua solta de Verstappen é Niki Lauda, um dos chefes da Mercedes. Para ele, o holandês é muito agressivo, “uma causa perdida”. E, por conta do estilo, está colecionando inimigos na F-1.

Concordo, acho que o menino passa do limite de vez em quando no falatório. Mas está claro que Max caminha rapidamente para ser a grande estrela da companhia, com seu jeito maroto e desbocado. Seu problema é que, às vezes, é desrespeitoso com os colegas quando abre a boca. Para nós, do lado de fora, pode até ser divertido. Para quem está lá dentro, certamente gera algum tipo de antipatia. Algo que, pelo visto, não o incomoda minimamente.

O fato de Lewis não ter sido punido motivou algumas discussões — André Avelar fala sobre o tema no GRANDE PREMIUM. Dois pesos e duas medidas? Sei lá. mantenho minha posição de que algumas coisas que acontecem em largadas devem ser mais toleradas, porque as circunstâncias são bem particulares.

A FIA informou que analisou a telemetria de Hamilton, e que ele tirou o pé quando estava na grama. Além do mais, tinha problemas nos freios, que preocuparam sobremaneira a Mercedes. Por isso, não auferiu vantagem alguma naquela escapada quase involuntária, ao contrário de Verstappen — que só se manteve à frente de Vettel porque cortou caminho, senão seria ultrapassado.

Pode ser. Faz algum sentido. Mas faz sentido, também, a reclamação da Red Bull, de que as manobras foram semelhantes e, por isso, as punições também deveriam ser.

[bannergoogle]No fim das contas, é discussão para mesa de bar — se alguém ainda discutisse F-1 em mesas de bar, o que sinceramente não sei se ainda acontece. Na falta do chope e da porção de provolone à milanesa, discutamos aqui, mesmo.

O fato é que o resultado é definitivo, não adianta mais reclamar e agora só resta esperar pelo desfecho do Mundial. O segundo lugar de Rosberg reduziu sua vantagem para Hamilton, mas como faltam apenas duas corridas para o fim do campeonato, numa conta bem simples basta a ele vencer no Brasil para ser campeão.

Interlagos decidiu muitos títulos nos últimos anos. Quem sabe o de Nico seja o próximo.