Blog do Flavio Gomes
F-1

ÚLTIMO TANG EM SEPANG (2)

  SÃO PAULO (é amanhã) – Não vou me meter a besta de dizer que vai começar nova virada, mas que o fim de semana está com cara de Hamilton, está. A pole dele hoje foi muito eloquente. Foi a oitava do ano e 57ª da carreira. Com respeitáveis 0s414 sobre Rosberguinho. Acho que ganha […]

 

SÃO PAULO (é amanhã) – Não vou me meter a besta de dizer que vai começar nova virada, mas que o fim de semana está com cara de Hamilton, está. A pole dele hoje foi muito eloquente. Foi a oitava do ano e 57ª da carreira. Com respeitáveis 0s414 sobre Rosberguinho. Acho que ganha amanhã. Eu, se fosse Nico-Nico, ficaria satisfeito com o segundo lugar para minimizar o prejú.

[bannergoogle](“Prejú” é palavra que não existe. Se existisse, não teria acento. Seria “preju”, assim como “tatu”, ou “pacu”, ou ainda corruptelas de nomes próprios como “Malu” e “Manu”. Então, sendo assim, por que coloquei acento? Não tenho a menor ideia. Só sei que se fala “preju” o tempo todo e o prejuízo me parece mais forte quando seu apelido vem com acento. Só isso.)

Não houve grandes surpresas no grid, exceção feita à grande diferença do Comandante Amilton sobre seu companheiro de equipe. No Q1, além de Alonso — que trocou tudo que podia no carro e perdeu três milhões de posições no grid –, que voluntariamente andou pouquinho para guardar pneus para a corrida, ficaram os dois carros da Sauber, os dois da Manor e uma Renault.

No Q2, foram limados Sapattos, os dois da Haas (Grojã e Gutierros), Magnólia Arrependida & Queimada e a dupla da Toro Rosso (Sains Idade e K-Vyado). Tudo normal. Como normal também foi o desfecho do Q3, com Mercedes na primeira fila, Red Bull na segunda e Ferrari na terceira. E Force India na quarta, como não? É exatamente a ordem de forças do campeonato. Aliás, diga-se que os force-índicos devem anunciar a renovação com Pérez nos próximos dias.

[bannergoogle]Fecharam o top-10 Bonitton, que parte para seu 300º GP, e Massacrado. A McLaren, como se vê, voltou a ser uma equipe normal e, agora, precisa voltar a ser grande.

Rosberguinho assumiu um erro na sua volta decisiva, e admitiu que Hamilton está “mais confortável” em Sepang. Vai apostar tudo na largada amanhã. Podem me cobrar. Até chegar a primeira curva, tem uma reta que parece pista de aeroporto (olha que delícia a largada de 2012, na chuva). Dá para embutir e pegar vácuo e fazer algum estrago.

Torço para chover. É possível. Nem falei durante a semana da nova história das largadas com chuva, falei? Pois é. Agora será assim: começa a corrida na hora, atrás do safety-car, e todo mundo fica rodando até tirar um pouco de água da pista. Aí param todos no grid e largam parados quando a direção de prova achar que não há mais perigo.

Achei meio esquisito, por mim tem de largar de qualquer jeito, no máximo esperar um pouco a chuva diminuir se as condições forem muito perigosas. Mas fazer esses carros caríssimos pilotados por pilotos valiosíssimos trabalharem de rodo me parece uma estupidez. Mais uma.