Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

#VOLTAGOLGT

SÃO PAULO (olha que ficou bonito!) – A revista “Full Power” mostra no vídeo abaixo e nesta reportagem aqui, com exclusividade, uma “releitura” do Gol GT — que a Volkswagen vai mostrar no Salão do Automóvel, aberto nesta semana em São Paulo. Foi o Carlos Tavares que mandou a dica. [bannergoogle]Gosto muito de séries especiais […]

SÃO PAULO (olha que ficou bonito!) – A revista “Full Power” mostra no vídeo abaixo e nesta reportagem aqui, com exclusividade, uma “releitura” do Gol GT — que a Volkswagen vai mostrar no Salão do Automóvel, aberto nesta semana em São Paulo. Foi o Carlos Tavares que mandou a dica.

[bannergoogle]Gosto muito de séries especiais — não por acaso tenho uma Caiçara, um Passat Surf, um Chevette Ouro Preto e um… Gol GT, claro! Fora o SAAB Monte Carlo. E o XR3. Brinquedinhos interessantes. Adoro, também, a linha SE da Dodge, os SS que a Chevrolet carimbava em Opala e Caravan, as coisinhas diferentes da Fiat (Rallye, 1.5R, 1.6R), aquelas maluquices da Autolatina (Logus Wolfsburg, tem nome mais sensacional?), Santana e Quantum Sport, qualquer Ghia na Ford, enfim, tudo aquilo que resultou de adorável na indústria brasileira quando não se podia importar nada. E gosto de alguns importados, também, como os pequenos Peugeot 205 XSi, por exemplo. Um dia teremos.

Mas, voltando ao Gol GT, achei de bom gosto tudo que fizeram nesse carro-conceito — até onde se sabe, não há planos de colocá-lo em linha. OK, são vagas lembranças do modelo original, mas vejo essas coisas mais como homenagens do que, propriamente, “releituras” — palavra que está na moda, mas nem sempre se justifica. New Beetle, Fiat 500, Mini, isso tudo, no fim das contas, é mais homenagem do que qualquer outra coisa. Há algumas referências estéticas, mas pouca herança conceitual. Nem daria, mesmo. Alguém imagina motor traseiro nesses Fuscas do século 21?

Talvez eu fosse mais explícito nesse novo Gol GT, com a padronagem dos bancos (Recaro, cacete!), faróis de milha redondos na frente (nem sei se pode, isso), adesivos nas laterais… Mas é questão de gosto, apenas. Só de lembrarem do GT, já tá bom.