Blog do Flavio Gomes
Rali

POEIRA ELÉTRICA

SÃO PAULO (haja) – A empresa espanhola Acciona, que atua na área de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas de energia renovável, vai participar do Dakar pela terceira vez com um carro elétrico — o único da competição que não será movido a combustíveis fósseis. Nas duas primeiras tentativas, o veículo não chegou ao final. Mas, […]

SÃO PAULO (haja) – A empresa espanhola Acciona, que atua na área de infraestrutura e desenvolvimento de sistemas de energia renovável, vai participar do Dakar pela terceira vez com um carro elétrico — o único da competição que não será movido a combustíveis fósseis. Nas duas primeiras tentativas, o veículo não chegou ao final. Mas, na segunda, chegou a cumprir boa parte do trajeto, o que foi animador.

O argentino Ariel Jatón será o piloto. O protótipo foi desenvolvido em 2012 e já pontuou em evento oficial da FIA, além de ter feito uma participação das mais honrosas no Rali de Marrocos. Seu motor elétrico desenvolve potência equivalente a 340 HP, com um câmbio de seis marchas, seis baterias internas de carga rápida e um painel solar que alimenta outros sistemas elétricos.

É uma experiência e tanto.