Blog do Flavio Gomes
F-1

2017, DIA #2

SÃO PAULO (cheio das ideias…) – Acho o maior barato quando comentaristas de futebol dizem: “Me preocupa a defesa do São Paulo”. Te preocupa? Por quê? Você é o técnico? O presidente? Torce para o São Paulo? Jogou uma grana no São Paulo em casas de apostas? Bom, me preocupa a McLaren. Não torço para […]

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SÃO PAULO (cheio das ideias…) – Acho o maior barato quando comentaristas de futebol dizem: “Me preocupa a defesa do São Paulo”. Te preocupa? Por quê? Você é o técnico? O presidente? Torce para o São Paulo? Jogou uma grana no São Paulo em casas de apostas?

Bom, me preocupa a McLaren. Não torço para ninguém de forma permanente na F-1, mas todo ano coloco uma ou outra no meu ranking da simpatia. Gostaria de ver o talento de Alonso ser reconhecido de novo e curti o laranjão que a equipe adotou nesta temporada. Aí os caras quebram um motor ontem e outro hoje — desta vez, com o novato Stoffel Vandoorne (na foto acima).

Foram apenas 40 voltas ao longo do dia, depois de nova troca da unidade de força, conhecida também como motor. A propósito, não vou publicar o quadrinho de tempos da FIA como ontem, porque ele contém muitos erros. Ficamos com a tabela do Grande Prêmio, que está lá acompanhando tudo. Deiva ter feito isso ontem, também. Sorry.

Essa tabela mostra, inclusive, os pneus usados na melhor volta de cada um, o que é muito mais interessante. Por ai se vê o peso do tempo de Raikkonen, que liderou o dia. Andou com macios e foi 0s023 mais rápido que Hamilton de supermacios. Significa alguma coisa? Sim. Ontem Vettel já tinha andado bem. Hoje, Kimi. Sem problemas mecânicos, o que para a Ferrari é uma ótima notícia. Começar bem os trabalhos é essencial quando se tem uma pré-temporada tão curta, de apenas oito dias de treinos.

Foram 167 voltas para a Mercedes e 108 para os italianos. A equipe alemã já arranca na frente no quesito quilometragem, algo muito importante para a primeira fase do campeonato. Outra que vem andando bastante sem nenhum problema é a Haas, 116 voltas hoje com Magnussen.

[bannergoogle]O que não é muito animador, até agora, é o desempenho da Red Bull. A distância de Verstappinho para Raikkonen foi superior a 1s. E quem não pôde confirmar a boa forma hoje foi a Williams, graças a uma rodada do jovem Lance Stroll, que quebrou a asa dianteira e encerrou o dia com meras 12 voltas. Algo que deveria tê-lo feito bater com a cabeça na parede, mas que nada… Do alto dos milhões de euros que papai despeja na equipe, o canadense aparentou um certo desdém com a cagada, como notou Thiago Arantes na sua entrevista pós-cagada. Tem um vídeo do incidente aqui.

Coisinhas legais do dia:

– Hamilton sentiu o nabo que serão esses carros. “Fisicamente, são muito exigentes. Estou com algumas pequenas contusões e inchaços que nunca tinha tido antes”, falou. Do jeito que explicou, parece que tomou uma surra. Mas jurou que se preparou bastante durante o inverno.

– Por outro lado, o inglês, ontem, tirou uma casquinha da concorrência ao dizer que a Mercedes tem um carro “mil vezes melhor que os outros” e que por isso nem precisa forçar o ritmo. “Eles que têm de fazer isso.”

– A Mercedes continua andando com seus dois pilotos todos os dias, o que me parece uma opção interessante. Lewis e Bottas apenas alternam o período do dia. Isso faz com que ambos treinem quatro dias seguidos. Não sei por que as outras equipes não fazem o mesmo.

– Mais um que ficou impressionado com a velocidade nas curvas: Esteban Ocon, estreando como piloto titular da Force India. Outro que definiu os novos carros como “beasts”.

– A Ferrari está quietinha. Seus pilotos não estão dando entrevistas. A estratégia é falar menos e trabalhar mais. O único que não alterou em nada seu comportamento extra-pista foi Raikkonen.

E por enquanto é só. Amanhã tem mais.