Blog do Flavio Gomes
F-1

2017, DIA #5

SÃO PAULO (no pau) – O primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada trouxe boas notícias a Felipe Massa. Além de fechar a terça-feira com o melhor tempo de todos, entrando na casa de 1min19s, o brasileiro completou 168 voltas — e brincou no Twitter que não estava mal para um “ex-piloto aposentado”. […]

F1-91_DR.jpg">2017371354285_F1 91_DR

SÃO PAULO (no pau) – O primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada trouxe boas notícias a Felipe Massa. Além de fechar a terça-feira com o melhor tempo de todos, entrando na casa de 1min19s, o brasileiro completou 168 voltas — e brincou no Twitter que não estava mal para um “ex-piloto aposentado”.

Não mesmo. E é importante para a Williams que as coisas sigam assim nos próximos três dias, sem que Stroll faça alguma bobagem. Felipe, diga-se, chamou a atenção para a necessidade de andar bastante.

[bannergoogle]Massa fez o melhor tempo do dia com pneus supermacios. A Red Bull, segunda colocada com Ricciardo, andou de ultramacios. Comenta-se que a equipe ainda não está usando tudo que tem de motor. A ver. Já a Ferrari seguiu forte, também com 168 voltas de Vettel e o melhor tempo, 0s160 pior que o de Massa. Mas com pneus macios. Despertou até comentário elogioso de Hamilton. Semana passada, ele falou que a Mercedes tinha um carro “mil vezes melhor que os outros”. Hoje, mudou de opinião. E demonstrou preocupação com os rivais de vermelho. “Eles são os favoritos”, exagerou.

A Mercedes entrou no modo “simulação de corrida”, preocupada em andar bastante e detectar eventuais problemas. O pelotão do meio continua muito equilibrado, com Force India, Renault, Haas e Toro Rosso virando tempos muito semelhantes. A Sauber não terá chances nessa briga e vai rezar para conseguir pontuar pelo menos uma vez no ano. E a McLaren… Bem, teve de trocar o motor de novo. Vai mal, muito mal a Honda nessa história. A equipe já não conta com Alonso em 2018. Sim, o Mundial de 2017 nem começou, mas a boataria segue forte. Fernandinho, que tem apenas mais um ano de contrato, já teria dado o recado: desse jeito, não fica. Eu também não ficaria.

Vejam os tempos e, depois, os pitaquinhos:

– Ricciardo jura que a Red Bull não está escondendo nada. E torce para a Williams não melhorar muito…

– Massa nunca esteve tão feliz na Williams como agora. E isso tem a ver com os novos carros, que exigem uma pilotagem pé embaixo o tempo todo, sem se preocupar em poupar pneus ou combustível. “Não preciso mais guiar como uma vovó”, disse.

[bannergoogle]- As relações entre McLaren e Honda não são das mais amistosas. A equipe está começando a ficar cansada de tantas quebras e pouco desempenho.

– Christian Horner quer eliminar as barbatanas antes do início da temporada. Não vai conseguir.

– Pascal Wehrlein, que não participou dos testes da semana passada por conta do acidente na Corrida dos Campeões, conheceu hoje seu novo carro e sua nova equipe. As declarações dos pilotos estão aqui.