Blog do Flavio Gomes
F-1

QUEM VEM, QUEM VAI

RIO (definindo…) – Ontem passei o dia em Brasília trabalhando, hoje passei o dia voltando de Brasília, e só agora dá para pingar um resumão das notícias bem importantes da F-1 que pingaram nas últimas horas. Então vamos a elas, com breves comentários. – Bottas fica: a Mercedes renovou o contrato do finlandês por mais […]

RIO (definindo…) – Ontem passei o dia em Brasília trabalhando, hoje passei o dia voltando de Brasília, e só agora dá para pingar um resumão das notícias bem importantes da F-1 que pingaram nas últimas horas. Então vamos a elas, com breves comentários.

– Bottas fica: a Mercedes renovou o contrato do finlandês por mais um ano. Um aninho só, está bem claro no comunicado da equipe alemã. Não é propriamente uma surpresa. O primeiro contrato foi quase de experiência, já que o time foi pego de surpresa pela decisão de Rosberg de abandonar a carreira. Um risco calculado, com boas chances de funcionar — pelas características técnicas e pessoais do piloto. Mas, ainda assim, um risco. Por isso o primeiro contrato foi curto. Bem, o período de experiência passou. Bottas vem bem, ganhou duas corridas, fez duas poles, tem ajudado. E, sendo assim, por que só um ano de novo? Porque acho que a Mercedes quer dar uma olhada no mercado no final da próxima temporada. Vai ter gente livre e solta, e vai ter gente que está sob suas próprias asas que precisa ser mais bem observado. Enquanto isso, Valtteri vai ficando.

[bannergoogle]– Kubica não vem: os últimos movimentos da Renault acabaram esfriando as negociações com Kubica, que chegaram a esquentar quando o polonês fez testes na Hungria, em agosto. Segundo a imprensa europeia, já não há mais vínculos entre a montadora e o piloto. E ele, agora, estaria ciscando na Sauber e na Williams para tentar uma volta à F-1. Acho que não vai acontecer mais nada. A chance na Renault era concreta, mas agora os franceses estão preocupados com outras coisas.

– Renault vai: uma delas é a migração para a McLaren. Ainda não é oficial, mas está decidido. A Honda deixa a equipe de Woking e será substituída pela marca do losango em Woking. Foi a única forma, inclusive, de segurar Alonso mais um ano. Equie e fabricante terão muito trabalho pela frente para fazer o carro de 2018 — o “diálogo” entre chassi e motor vai muito além de espetar o equipamento atrás do cockpit. A Honda terá de se contentar com a Toro Rosso, única forma de se manter na categoria. Essa decisão mexe também com Carlos Sainz Jr., que deixará a filial da Red Bull para ser o novo companheiro de Nico Hülkenberg na equipe amarela.

Esses e outros assuntos foram discutidos no “Paddock GP” de ontem. Já viram?