Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE (ANTE)ONTEM À TARDE

RIO (gosto pra tudo) – Bem, sobre a apresentação dos pilotos domingo, falei quase tudo no vídeo abaixo. Essa mania de querer americanizar tudo é meio jeca, mas brasileiro adora. Ah, a Nascar faz todo fim de semana! E daí? Onde está escrito que tudo que americano faz é do agrado do resto do mundo? […]

euasobre4
Bolt e Hamilton: os mais rápidos do mundo

RIO (gosto pra tudo) – Bem, sobre a apresentação dos pilotos domingo, falei quase tudo no vídeo abaixo. Essa mania de querer americanizar tudo é meio jeca, mas brasileiro adora. Ah, a Nascar faz todo fim de semana! E daí? Onde está escrito que tudo que americano faz é do agrado do resto do mundo? Ah, mas o povo tem de ter o que fazer antes de começar a corrida! Sim, mas esse troço durou 15 minutos. Não foi isso que entreteve milhares de pessoas. Teve show de música? Ótimo, isso pode ter em qualquer lugar, se alguém quiser.

[bannergoogle]De novo: cada um cuide do seu espetáculo. Vai ter gente que vai gostar, vai ter gente que não vai. O que não me parece muito legal é interferir no cronograma da corrida, nos sagrados minutos entre entrar no carro e se dirigir ao grid, fazer os últimos ajustes, se preparar direito. Há um ritual para isso. Se na F-1 é diferente da Nascar ou da Indy, ou de Le Mans, é preciso respeitar as características de cada competição.

Agora já estão falando em grid alternando filas com dois e três carros. Também cogitam 25 GPs no calendário eliminando a sexta-feira. Enfim… O que me parece é que estão atirando para todo lado se preocupando apenas em introduzir novidades, sem estudar direito se elas fazem algum sentido. Grid com dois e três alternados me parece uma bobagem. Eliminar as sextas, que são chatas? Por que não fazer algo para atribuir a elas alguma importância em termos de competição? Hoje elas são importantes tecnicamente, já que não se pode testar nada em lugar algum. Calendário com 25 corridas? Não seria um exagero? É preciso discutir tudo direitinho.

Bem, vamos ao rescaldo. O campeonato acabou. Hamilton precisa de um quinto lugar em três corridas para ser tetracampeão. Deve fechar a disputa no México. Lewis, aliás, foi um dos que adoraram a cerimônia pré-GP. Mas gostou, principalmente, do pós-GP… Recebeu Usain Bolt no pódio, e a presença do amigo e multi-campeão foi, sem dúvida, um ponto alto da corrida. Fica como a foto do fim de semana, o clássico gesto do jamaicano que é um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos.

Agora, ao…

NÚMERO DE AUSTIN

…GPs consecutivos sem abandonos a partir da estreia completou Esteban Ocon, que fez sua primeira corrida na Bélgica, em 2016 (pela Manor), e desde então chegou ao final de todas que disputou. É um recorde para estreantes, superando a marca de Max Chilton (estreou na Austrália em 2013 e não abandonou nenhum até Mônaco em 2014). Neste ano, o jovem francês da Force India ostenta outra marca impressionante: só não pontuou em Mônaco, onde foi 12º.

Bem, e a punição a Verstappen? Chegaram a alguma conclusão? Tirando a chefia da Ferrari, parece que ninguém concordou. É verdade também que ninguém negou que ele tivesse extrapolado com as quatro rodas o limite da pista para passar Kimi, mas a grande questão é: ninguém mais fez isso nessa corrida?

Não sei responder. Se ele não tivesse sido punido, ninguém iria reclamar. Nem a Ferrari. O problema é que tem vídeo, tem comprovação, tem tudo. Poderiam ter feito vistas grossas? Acho que sim. Nem Kimi entendeu direito a punição. Não partiu dele reclamação alguma. Continuo sem saber direito o que pensar. Do ponto de vista legal, OK. Foi uma ultrapassagem irregular. Mas vai ser difícil me convencerem que ninguém mais fez o mesmo no fim de semana todo. Só que Max levou vantagem por conta da ação e outros, talvez não. Esse foi o argumento dos comissários — Mika Salo falou disso.

Ele tem razão. Mas eu me sentiria sacaneado. Como muita gente importante achou que Verstappen foi, a exemplo de Niki Lauda, dirigente da Mercedes. O que nos leva à…

FRASE AMERICANA

Andretti: não gostou nada

“Sinto muito por Verstappen. Max, você foi roubado”

Mario Andretti, pelo Tweeter, criticando a punição ao holandês da Red Bull, que tomou 5s no seu tempo total de prova e caiu de terceiro para o quarto lugar.

Bem, o veterano campeão do mundo se juntou ao coro geral, mas agora Inês é morta. Max pode ter ficado sem uma taça, mas acabou sendo mesmo o grande nome do domingo em Austin, saindo de 16º para receber a bandeirada em terceiro. Guiou muito, e a ultrapassagem derradeira foi verdadeiramente sensacional. Ele estudou Kimi por uma ou duas voltas e deu o bote sem bater rodas ou se atirar no adversário.

A cena dele recebendo a notícia de que havia sido punido foi outra dessas que ficarão para a história. Já estava na salinha, contando para Vettel como tinha feito para passar o companheiro do alemão, quando viu Raikkonen chegando. Nem olhou na cara do finlandês — que nada tinha com isso, é bom insistir.

Desceu a escada e foi embora, para depois soltar os cães sobre os comissários. Hoje se desculpou, inclusive, por ter usado termos pouco gentis como “idiota” e “mongol”.

Max conta para Vettel com fez para passar Kimi: não sabia de nada, ainda…

Mudando de assunto, ontem mesmo a Toro Rosso surpreendeu e confirmou que Hartley continuará na equipe no México, e com a volta de Gasly o pobre Kvyat dançou de novo. Acho que, agora, o soviético pega o boné e vai embora de vez. Não dá para ser chutado de novo, menos ainda depois de fazer uma boa corrida — terminou em décimo. Curioso é que antes do GP dos EUA Kvyat já falava em deixar a F-1. Será que já sabia de algo? Aposto que sim. Mais um que o moedor de carne da Red Bull destroça. Mas, nesse caso, com requintes de crueldade, como se diz.

Crueldade também é ver a carinha de Vettel a cada corrida depois de perder a liderança do Mundial. Foram 13 GPs ponteando a classificação, mas depois das férias Hamilton passou a esmagá-lo. Será que conseguirá pelo menos uma vitoriazinha até o fim do ano? Nosso cartunista oficial Maurício Falleiros não aposta muito nisso, não…

Falle1ros

E vamos fechar este tardio rescaldo de GP dos EUA com a consagrada seção “Gostamos & Não gostamos”, a mais comentada da semana aqui em casa, entre mim e Giovanni, que ao contrário da maioria dos cães vira-latas aprecia, e bastante, as corridas pela TV.

GOSTAMOS

Sainz Jr.: bom demais

…da estreia de Carlos Sainz Jr. >>> pela Renault, com um convincente sétimo lugar e uma ótima pilotagem, especialmente no duelo pela posição com Sergio Pérez durante algumas voltas na parte final da prova. A Renault acertou na mosca. E Hülkenberg vai ter de se coçar.

NÃO GOSTAMOS

O #14: outra quebra

…de ver <<< Fernando Alonso abandonando mais uma vez, ele que tinha boas chances de chegar nos pontos depois de tanto esforço na classificação e de andar no pelotão intermediário numa terra que lhe é muito cara, os EUA, onde passou dias muito felizes neste ano, em Indianápolis.