Blog do Flavio Gomes
F-1

CARA NOVA

RIO (cadê o sol, mesmo?) – Esses três aí em cima, com bastante branco em volta para vocês olharem bem atentamente, são os logotipos que a Liberty registrou na União Europeia e, pelo visto, um deles será o novo da Fórmula 1 já a partir de 2018. Pode ser que o anúncio oficial seja feito […]

oslogosf1RIO (cadê o sol, mesmo?) – Esses três aí em cima, com bastante branco em volta para vocês olharem bem atentamente, são os logotipos que a Liberty registrou na União Europeia e, pelo visto, um deles será o novo da Fórmula 1 já a partir de 2018. Pode ser que o anúncio oficial seja feito neste fim de semana em Abu Dhabi.

A atual marca da F-1, essa aí do lado, foi criada em 1987 pelo estúdio de design londrino Carter Wong. Não é nada de espetacular, com as reentrâncias do “F” preto formando o algarismo “1” branco, e o grafismo vermelho dando a famosa, óbvia e convencional sensação de velocidade.

Sempre me pareceu OK, embora não seja brilhante do ponto de vista estético. Mas isso é uma questão de gosto. O fato é que quem acompanha a categoria já se acostumou com ele. O que não significa que não possa ser alterado.

Dos três aí no alto, não curti nenhum. As fontes (tipos de letras) usadas são melhores que a atual, mas também não dizem nada de especial. Gosto de ouvir os designers e suas explicações. Normalmente não têm pé, nem cabeça.

Parece que a Liberty quer uniformizar a logotipia das categorias que a F-1 e a FIA abraçam, como a F-2 e a F-3. Vamos ver o que vai sair disso.

Agora, ouvindo vocês. Considerem 1, 2 e 3 os novos logos, da esquerda para a direita. Qual vocês escolheriam? Pode votar “4”, também. Nesse caso, seria a manutenção do atual.