Blog do Flavio Gomes
F-1

FICOU LEGAL

RIO (vamos em frente) – Eu não tinha gostado de nenhum quando, segunda-feira passada, vi as três possibilidades de novo logotipo para a F-1, que o Liberty Media Group iria apresentar em Abu Dhabi. Mas ao ver o lançamento hoje, com o vermelho sendo usado naquele que era o menos feio, não é que ficou […]

RIO (vamos em frente) – Eu não tinha gostado de nenhum quando, segunda-feira passada, vi as três possibilidades de novo logotipo para a F-1, que o Liberty Media Group iria apresentar em Abu Dhabi. Mas ao ver o lançamento hoje, com o vermelho sendo usado naquele que era o menos feio, não é que ficou bonito?

Digam o que acham:

Ganhou força e personalidade. Quando vimos as propostas, elas estavam todas em preto e branco. Por isso pareceram tão feias. Faz uma enorme diferença, a aplicação da cor. E fui procurar algum texto bacana sobre essa criação. Acabei encontrando.

O trabalho foi feito pela agência Wieden+Kennedy London, que recebeu a difícil tarefa de mexer num logotipo que vinha sendo usado desde 1994. Richard Turley foi o cara que liderou o projeto. A matéria indicada no link acima, do site “Creative Review”, é legal porque mostra outras propostas que acabaram sendo derrotadas por essa.

O estúdio já tinha trabalhado para a ESPN nos EUA (há semelhanças claras entre o logo do canal e esse da F-1, até nas cores usadas), e como se sabe o cara do comercial da Liberty veio da emissora americana de esportes.

[bannergoogle]Junto com o logo foi criada uma família de letras, uma nova fonte, por um designer francês chamado Marc Rouault. São três versões: F1 Regular, F1 Turbo e F1 Torque, que serão usadas em toda a comunicação visual da categoria daqui em diante. Achei belíssima a família toda, futurista na medida certa, elegante e marcante.

Vermelho e preto como o anterior, o novo logotipo apresenta como diferença cromática o “F”, que era preto e passou a ser vermelho, e o “1”, que era branco e agora ganhou destaque na cor principal. O vermelho do antigo estava no “rabicho” que indicava velocidade. Agora foi incorporado ao desenho principal que forma a expressão “F1” com se fosse uma curva de uma pista.

O resultado final, quando aplicado a situações reais (vejam no link algumas simulações em autódromos), me pareceu bem bom. Acho que vamos nos acostumar rápido.